Unidade plena de São Luís cria Rádio Web para desenvolver o estudo da física

7 de novembro de 2018

Criada este ano como uma forma de desenvolver e incentivar os conteúdos de física voltados para a ondulatória que o professor Antônio Carlos em conjunto com os alunos da unidade plena de São Luís do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) desenvolveram a “Rádio Iema Teen”. Além das motivações acadêmicas, a rádio também visa chamar a atenção do público jovem pensando numa proposta de músicas e entretenimento, e também notícias e entrevistas para os estudantes que compõem as unidades plenas do Instituto.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o modelo pedagógico do Instituto estimula a criação dessas práticas. “Uma das características fundamentais de quem é estudante e professor do Iema é o senso de curiosidade e busca por novos conhecimentos e práticas. A criação dessa rádio web pelos estudantes, orientados pelo professor Antônio Carlos, representa a concretização desse senso de busca e curiosidade pelo novo no âmbito da educação e da instituição de ensino que se caracteriza pela inovação”, destacou o reitor.

Segundo o professor de física da unidade Antônio Carlos, a iniciativa surgiu de uma eletiva desenvolvida na unidade. “A ideia da rádio surgiu no início deste ano como uma forma de trabalhar o assunto de ondulatória de física. No início, pensei em só contextualizar com a área que é geralmente considerada pelos alunos como difícil, mas tive o prazer de fazer parceria com o locutor Robson Junior através de um convênio da escola propiciado por um projeto “CuriarMidiAção+Arte”. Por meio da ação tivemos oportunidade de ampliar minhas expectativas com relação à comunicação interpessoal, cuidados com a voz como entonação e forma de falar ao verbalizar uma ideia, considerando que o ouvinte não está nos vendo, logo realizou-se com o imaginário e com o lúdico”, frisou o professor acrescentando que a ideia se tornou realidade através de uma disciplina eleita pelos alunos.

“Conversamos com a turma da eletiva e criamos a proposta de dar continuidade à eletiva sobre rádio, mas com o foco na transmissão via web, assim surgiu a ideia da “webrádio teen”, nome que surgiu por votação dos estudantes da eletiva. Nesta etapa do projeto contamos com a colaboração do professor de informática, Silvano Oliveira. Outro ponto que também já foi definido é que ao final desta eletiva os alunos darão continuidade às produções e transmissões da rádio através de um clube permanente”, acrescentou.

Texto: Cíntia Lima