Programa Cartão Transporte Universitário tem parceria com o IEMA

19 de março de 2022

WhatsApp Image 2022-03-18 at 23.54.39  A Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV) lançou nesta sexta-feira, (18), o Programa Cartão Transporte Universitário, quando foram destinadas 850 vagas para os estudantes de 17 unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), garantindo a esses alunos o direito ao acesso à educação básica e profissionalizante. Os municípios contemplados nessa primeira edição são:  Amarante do Maranhão, Axixá, Bacabal, Bacabeira, Brejo, Codó, Coroatá, Cururupu, Matões, Pindaré-Mirim, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, São Vicente Ferrer, Timon, Vargem Grande e Viana.

Para o diretor geral do IEMA, Alex Oliveira, o cartão transporte universitário é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico municipal e ajuda as famílias. “É muito importante essa ação que contempla nossas unidades pois temos uma certa necessidade principalmente nos institutos que ficam no interior do estado. O IEMA tem uma abrangência socioeconômica muito importante para o desenvolvimento sociorregional, pois geralmente atrai estudantes de mais de um município que têm dificuldade de deslocamento para chegar à unidade escolar. Esse cartão vai ajudar aqueles que precisam fazer esse deslocamento, que implica em custos”, disse.

A secretária estadual da Juventude, Tatiane Pereira, destaca a importância desse programa e a parceria com o IEMA. “Ficamos muito feliz em lançar o programa Cartão Transporte Universitário que já vem se desenvolvendo no Maranhão desde 2017. Retomamos hoje com essa perspectiva de garantia que a Juventude consiga fazer o deslocamento diário, de um município que mora para um município que estuda, recebendo uma bolsa de R$ 800,00 reais. Esse edital vai mobilizar tanto os universitários como também alunos do IEMA de 17 municípios”, destacou.

WhatsApp Image 2022-03-18 at 23.54.48O programa tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes maranhenses à educação, auxiliando-os em seu deslocamento diário do município onde residem para o município onde está localizada a sua instituição de ensino. O programa beneficia jovens maranhenses que fazem, diariamente, um percurso superior a 100km somados ida e volta. Serão repassados 800 reais em parcela única.

Com a dimensão demográfica do estado do Maranhão, o programa é essencial para a garantia do direito à educação para a população maranhense. Em 2017, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude, criou a Lei Estadual 10.691/2017 e a MP nº 253/217 que dispõe essa política aos nossos jovens.

A abertura do edital será realizada no próximo dia 21 de março. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita, no endereço transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br.