IEMA Pleno Amarante do Maranhão realiza 1ª Mostra de Avicultura

26 de abril de 2022

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno de Amarante do Maranhão realiza no próximo dia 28 de abril, às 16h, na Praça da Cultura municipal, a 1ª Mostra de Avicultura “Desmitificando Saberes” que tem por objetivo desmistificar os saberes da população por meio da informação científica na área de Avicultura de corte e postura. O setor de avicultura no Brasil é um dos mais desenvolvidos, seja na área de melhoramento genético, nutrição ou sanidade. Contrário a essa realidade, o consumidor final não tem acesso a essas informações, o que acaba gerando mitos e prejudicando a população na rejeição dos produtos oriundos do setor.

A cidade de Amarante do Maranhão tem grande potencial para o setor avícola, mas devido à falta de assistência e desinformação não há muito interesse por parte da população em produzir aves. Dessa forma, o evento torna-se extremamente relevante, pois tem o intuito também de informar e esclarecer várias dúvidas a respeito da produção desses animais. Assim como fortalecer laços para o surgimento de produtores, criando mercado para os futuros técnicos do IEMA e interessados na área.

Para professora da base técnica de Avicultura de corte e postura, Shirlenne Ferreira, a base técnica tem como premissa trabalhar três áreas que são fundamentais para a divulgação e fortalecimento da ciência: Ensino, Pesquisa e Extensão. Os alunos do 2º ano dos cursos Técnicos em Administração, Agricultura, Agropecuária e Zootecnia irão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio de estudos, aulas práticas e treinamento. “O contato com o público externo é um mecanismo fundamental para o desenvolvimento interpessoal dos acadêmicos. Ao sair do IEMA, o técnico trabalha diretamente com diferentes tipos de pessoas e o evento proporciona esse contato inicial, estimulando a fala e a capacidade de disseminar as informações adquiridas na sua formação”, destacou.

O aluno Danilo Silva do 2º ano do curso Técnico em Zootecnia relata que está animado por fazer parte do projeto, por falar sobre a avicultura de corte e postura, pois acredita que vai aprender bastante e colaborar com a sociedade. “Já é uma forma de treinamento para lidar com situações de campo, pois já saberei como me portar nessas situações e conquistarei experiência para lidar com o assunto. Terei conhecimento sobre doenças também para contribuir com o próximo, etc. Estou com a expectativa lá em cima e aguardando o momento para apresentar o que for pedido”, disse.

Na programação da 1ª Mostra de Avicultura, além de música ao vivo e distribuição de panfletos está prevista a exposição sobre avicultura em cinco estandes sobre os seguintes temas: hormônio em frangos de corte; diferença nos tamanhos e peso de ovos; tipos de aves e rações; tamanho e preço de ovos e, de cuidado com pintos.