IEMA realiza Ciclo de Acompanhamento Formativo da Educação Especial/Inclusiva

28 de abril de 2022

IMG_0090Com o objetivo de dá continuidade no projeto de vida dos estudantes e dos avanços e as práticas realizadas no contexto educacional com os estudantes público-alvo da Educação Especial, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realizou na última quarta-feira, 27, o I Ciclo de Acompanhamento Formativo da Educação Especial/Inclusiva com a temática “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: diálogo necessário entre a teoria e a prática”.

O I Ciclo de Acompanhamento Formativo aconteceu na Unidade Plena Itaqui Bacanga, abrangendo os IEMAs Plenos da Grande São Luís e teve como público-alvo, gestores pedagógicos e equipe da educação especial. O evento além de proporcionar a reflexão quanto ao dever da igualdade para inclusão, dialogou sobre os avanços e as dificuldades existentes no processo de aprendizagem.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial/Inclusiva do IEMA, Arlethe Ferreira, o ciclo é um momento de alinhamento das ações pedagógicas criando espaços colaborativos para que as escolas sejam cada vez mais inclusivas. “É uma grande ação em prol da quebra de barreiras de estudantes com deficiências e terá continuidade para que o IEMA siga sendo uma instituição pública de excelência”.

A professora da sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ângela Prado, disse que o ciclo é muito importante enquanto prática para os profissionais da educação especial. “Este evento nos ajuda a melhorar cada vez mais na nossa prática pedagógica em sala de aula, na sala de recursos multifuncionais e até mesmo para os interpretes de libras. É muito importante para o nosso desenvolvimento profissional”.

A partir do mês de maio, a coordenação da Educação Especial/Inclusiva do IEMA dará continuidade ao ciclo de acompanhamento formativo nas Unidades Plenas do interior do Estado para fortalecer a política pública de inclusão no Maranhão.