IEMA faz programação alusiva ao “Pink Shirt Day”

9 de maio de 2022

WhatsApp Image 2022-05-11 at 14.58.54 Com o objetivo de debater o bullying e qualquer tipo de discriminação e preconceito, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realiza anualmente, no dia 04 de maio, o “Pink Shirt Day” (Dia da Camisa Rosa). É oficialmente um dia de combate a todas as formas de bullying e preconceito.

Durante todo mês de maio, o IEMA realiza em todas as 32 unidades plenas da instituição, uma programação com várias atividades, dentre elas, um “Estudo Orientado” para discutir os diversos tipos de bullying, tais como: físico, verbal, escrito, cyberbullying, moral, social e psicológico e organiza nos clubes juvenis e/ou reuniões de líderes para dialogar sobre o que é preconceito e as principais formas de discriminação que ocorrem no Brasil, tais como: por cor da pele, por orientação sexual, por religião, por gênero, por aparência, entre outras.

Este ano, a Unidade Plena São Luís/Centro promoveu um momento de acolhimento aos professores e alunos com música ao vivo, palestra, dinâmica e recital de poesia. Para o gestor da Unidade Plena, Jonhatan Camilo, este momento é importante para chamar atenção para a temática do bullying e todas as formas de discriminação. “Um mês com várias atividades envolvendo o tema em todas as unidades do Instituto. É muito significativo que a rede IEMA se volte para essa campanha”, disse.

A programação de encerramento do evento será no dia 26 de maio, a partir das 14h, no Teatro João do Vale, em formato híbrido, com transmissão no canal do YouTube do IEMA Oficial e vai contar com a participação de convidados especiais, presencialmente ou por meio de vídeo, respondendo perguntas de estudantes da instituição da rede pública de ensino do Maranhão.

Pink Shirt Day

A iniciativa de promover essa data dentro do Instituto teve início com o retorno de nossos intercambistas que fizeram High School no Canadá e vivenciaram essa atividade durante os seus intercâmbios.

Embora a ideia tenha surgido em uma pequena cidade no leste do Canadá, o conceito se espalhou pela América do Norte e ao redor do mundo, chegando ao Maranhão.

Assim, para o Dia Antibullying, Dia da Camisa Rosa, cada Unidade Plena do IEMA realizará uma programação interna envolvendo palestras ou diálogos, em sala de aula, mobilizando para que docentes e discentes usem neste dia, camisas e/ou adereços cor de rosa, a exemplo de fitas, de forma a fortalecer e contribuir no combate às práticas de preconceito, desrespeito, racismo, homofobia, transfobia, etc.

Juntos contra todo e qualquer tipo de bullying!