IEMAS Plenos encerram Mostra das Eletivas do 1º semestre de 2022

9 de junho de 2022

Como objetivo de proporcionar um conhecimento diversificado e de forma mais dinâmica à comunidade estudantil, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) está realizando ao longo da semana, a 1ª Mostra das Eletivas de 2022. As disciplinas geralmente têm carga horária de 80 horas por ano, divididas no primeiro e segundo semestre, são disciplinas interdisciplinares para que os conteúdos possam dialogar em diversas áreas de conhecimento.

As eletivas que aconteceram neste primeiro semestre de 14 de março a 07 de junho, fazem parte do calendário institucional que contribui para a formação e satisfação dos estudantes, pois são conteúdos que contemplam a própria realidade onde o aluno está inserido. Geralmente as disciplinas eletivas abordam conteúdos como alimentação saudável, compostagem, física, química, e matemática de forma lúdica, inglês, espanhol, educação física, empreendedorismo entre outros.

No IEMA Pleno Coroatá, a eletiva aconteceu no dia 7 de junho e foi realizada em dois momentos distintos. No primeiro houve apresentações orais, paródias e relatos no auditório e em seguida, aconteceram apresentações de stands dispostos nas salas de aulas e nos corredores da escola com a colaboração de alunos, professores e gestores da unidade. A gestora pedagógica do IEMA Pleno Coroatá, Cecília Liviane, fala sobre a importância das disciplinas eletivas irem além das temáticas e proporcionam ricas aprendizagens para os alunos, visto que são atividades práticas, dinâmicas, propostas pelos professores a fim de enriquecer, aprofundar e inovar os conteúdos e temas trabalhados nos componentes curriculares.

“Foram realizadas 13 eletivas. Na Eletiva de redação os alunos tiveram aulas de Redação e História, conheceram a produção de um jornal da cidade. Aprenderam técnicas de redação e como relacionar os contextos históricos com diversas temáticas atuais. Na Eletiva “Mão na massa” os alunos construíram um braço hidráulico e foguetes. Tivemos até Eletiva (Motor Mais) em que os alunos aprenderam a operar um trator e sobre mecânica. As eletivas também foram planejadas visando à recuperação da aprendizagem de conteúdos básicos de Português e Matemática como também para oportunizar as aulas práticas da base técnica que não foram possíveis no ensino remoto”, destacou Cecília Liviane.

O diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, fez avaliação positiva das disciplinas eletivas nas unidades de IEMA Pleno destacando o quão é importante esse processo e de como ele pode ser organizado para melhor aproveitamento do conhecimento. “As disciplinas eletivas nascem de acordo com os interesses de alunos e professores. Algumas são formadas por professores de diferentes áreas e isso é muito importante para que a gente possa construir a transversalidade no processo de formação dos nossos alunos. Sobretudo porque estamos dentro de um Instituto de Educação Profissionalizante então essa transversalidade, essa capacidade de poder escolher uma disciplina eletiva, abordar temas que estão emergentes e latentes na sociedade durante esse período das eletivas é extraordinário”, frisou.

“Eu só tenho a parabenizar todos os nossos alunos, professores, gestores por terem feito eletivas tão fantásticas que permitiram que nossos alunos ganhassem interesse e se animassem com o processo de formação. Meu grande abraço em todos por terem feito a semana maravilhosa. Essa culminância incrível das eletivas que é uma parte importante do nosso currículo na formação dos nossos jovens protagonistas e grandes profissionais do futuro”, finalizou com entusiasmo, Alex Oliveira.