Alunos do IEMA visitam comandantes de navios no Porto do Itaqui

10 de junho de 2022

Alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) visitaram os comandantes de navios atracados no Porto do Itaqui, na tarde de terça-feira (7), para entregar seus trabalhos selecionados no II Concurso Cultural de Cartas e Desenhos, realizado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

A cerimônia contou com a presença do diretor de Operações, Jailson Luz, e das equipes de Meio Ambiente, Qualidade e Responsabilidade Social da EMAP.

A atividade integra as ações da Semana de Meio Ambiente da EMAP, que começou na segunda-feira (6) e segue até esta sexta-feira (10).

Marcos Antônio Moraes Brito, Wendel Davi Santos Gomes e Heitor dos Santos Diniz (IEMA Itaqui Bacanga); Caio Figueiredo da Silva e João Gabriel de Jesus da Silva (IEMA Campo Vila Maranhão); e Ananda Nicolly Silva Moreira e Gustavo Santos Souza (IEMA São Luís – Centro) tiveram seus trabalhos premiados no concurso.

Três estudantes escreveram cartas e os demais fizeram desenhos. Uma comissão de curadoria, formada por profissionais de diversos setores da EMAP, selecionou os três melhores, que receberam certificado e a visita às embarcações.

Caio Figueiredo da Silva, de 14 anos, escreveu uma carta inspirada na obra A Divina Comédia, de Dante Aliguieri e, ao apresentar seu trabalho, no auditório da EMAP, explicou que, assim como o personagem da obra sai do inferno e alcança o paraíso em busca do amor, nós podemos – com consciência e cuidado – vencer os riscos ambientais para viver em um planeta saudável para todos os seres.

A carta de Ananda Nicolly Silva Moreira, 15 anos, dá as boas-vindas ao comandante com um texto cheio de rimas, um convite a apreciar a cultura maranhense e se sentir em casa. Segundo ela, o mar é “o lar dos lares, por causa da diversidade de ecossistemas que abriga”. A Semana do Meio Ambiente deste ano traz a pauta das mudanças climáticas para o centro dos debates com o tema Nós e o mar que queremos.

“Poder trabalhar essa pauta dentro da educação formal, dentro das escolas, aproximando o porto da cidade e trazendo temas importantes para que os estudantes consigam discutir sobre eles é uma felicidade imensa. Hoje, ficamos maravilhados com a apresentação dos alunos e como eles têm uma profundidade e uma leitura perfeita do que é o meio ambiente”, afirmou a gerente de Meio Ambiente da EMAP, Luane Lemos.

Programação

As atividades seguem, nesta quarta-feira (8), com visita técnica ambiental ao Porto do Itaqui. A feira agroecológica com produtores e artesãos da área Itaqui-Bacanga será na quinta-feira (9).

No último dia, sexta-feira, estão programadas a visita do Capitão Limpeza à área primária do porto e duas sessões do Ecocine, com exibição de documentários sobre temas ambientais.

Dentro da programação, na segunda-feira (6), aconteceu a visita dos ecolíderes da EMAP ao Aterro da Ribeira e palestra da professora Cláudia Parise, da UFMA, sobre mudanças climáticas.