Acolhimento de alunos e professores marca início do calendário de atividades da unidade IEMA Idiomas

10 de setembro de 2020
Professores participam de acolhimento na unidade Iema Idiomas (Foto: Divulgação)

Professores participam de acolhimento na unidade Iema Idiomas (Foto: Divulgação)

O acolhimento, que é parte da metodologia inovadora do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), marcou o início das atividades pedagógicas de uma unidade. Desta vez, da unidade vocacional IEMA Idiomas, que iniciou seu calendário de ações na última quarta-feira (9), com acolhimento aos gestores e professores, e no dia seguinte, quinta-feira (10), a ação foi direcionada aos alunos.

A ação tem como principal objetivo recepcionar o corpo discente, docente e equipe escolar, afim de apresentar a metodologia inovadora e introduzir todo o modelo pedagógico utilizado nas unidades do IEMA. Um marco deste modelo são as atividades voltadas para a valorização do sonho do estudante que ingressa no instituto.

Segundo Thayane Soares, gestora da unidade IEMA Idiomas, a escola será um importante instrumento de educação. “Hoje na programação do acolhimento realizamos um momento de celebração oficial do início dos trabalhos no IEMA Idiomas, e logo em seguida, uma troca de experiências sobre recursos pedagógicos utilizados em aulas de língua inglesa, no formato online. Além disso, os professores também receberam a orientação necessária para realizarem o acolhimento online dos estudantes”, explicou a gestora, acrescentando que o grande número de adesões e inscrições na unidade reflete o anseio da população pela oferta de uma escola de idiomas pública e gratuita.

“Temos a certeza de que nossos estudantes receberão um ensino público de qualidade no IEMA Idiomas, pois percebemos que o cidadão maranhense tem um grande interesse e já compreende a importância da aprendizagem de uma língua estrangeira”, acrescentou a gestora.

Para a professora do módulo básico II, Tirza Richards, o IEMA Idiomas é uma oportunidade incrível para os maranhenses. “Aprender um novo idioma atualmente se tornou extremamente importante, pois a partir do momento em que você aprende, é possível ter contato com diferentes culturas e isso sem dúvida vai expandir os olhares e compreensão dos alunos sobre o mundo. Minhas expectativas para o início das aulas são as melhores e toda a equipe de professores está em planejamento, reuniões e treinamento para trazer o melhor aos nossos alunos e proporcionar uma aprendizagem significativa do idioma”, contou.

Andressa Cartagenes, estudante do curso de inglês, módulo básico IV, relata suas expectativas para o início das aulas após o acolhimento. “Para mim será muito importante, pois sempre estudei em escola pública e normalmente cursos de idiomas sempre são caros, ter um curso de maneira gratuita é uma oportunidade maravilhosa. Fui aluna do CEIMA e espero continuar aprendendo bastante. Estudar para tentar atingir a fluência na língua mais falada do mundo é abrir portas para novos caminhos, tanto no mercado de trabalho, quanto para realizações pessoais, como visitar outros países”, reiterou.

O IEMA Idiomas é a mais nova unidade vocacional do Instituto e está abrindo suas portas em 2020. A unidade fica sediada na Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís. A proposta da unidade é promover o ensino de diversos idiomas para adolescentes, jovens e adultos maranhenses com foco na efetivação do ler, escrever, ouvir e falar em reais situações comunicativas, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas, de forma a proporcionar, além do conhecimento linguístico, o aprimoramento da formação profissional, cultural e social, integrando, assim, os estudantes a uma sociedade plural e globalizada.

Para a unidade foram disponibilizados dois editais para ingresso com 527 vagas para curso de inglês, para turmas do nível Básico (I, II, III e IV); para o nível Intermediário (I e II) e nível Avançado (I e II), destinada para alunos que migraram dos projetos: Centro de Línguas e Cultura do Maranhão (CLC) e Centro de Ensino de Idiomas do Maranhão (CEIMA). Em um segundo edital, a unidade ofertou à comunidade 83 vagas distribuídas em 4 módulos (Básico I, Básico II, Básico IV e Avançado II.

Nesta sexta-feira (11), têm início as aulas na modalidade de ensino remoto, e inauguração das instalações da unidade.

10/09/2020