Aluna do Iema São José de Ribamar retorna do Acampamento de Verão na China

13 de julho de 2017

image1 (13)Selecionada para participar do Acampamento de Verão da Amizade Internacional de Wuhan, localizada na província de Hubei, situada no centro da China, a estudante Nívia Cristina do Amaral, do curso de agricultura orgânica do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), unidade plena de São José de Ribamar, acompanhada de seu pai Ruy Furtado e do gestor pedagógico do Iema, Márcio Lopes, foram recebidos pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, e pelo pró-reitor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva. Na oportunidade, o secretário conversou com a jovem a respeito da experiência da estudante na China. A reunião foi na tarde da última terça-feira (11), na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Segundo o secretário Jhonatan Almada, é uma missão muito importante motivar mais jovens a adquirir nova experiência em outros países. “Ficamos muito felizes de possibilitar aos nossos estudantes a oportunidade de realizar experiências internacionais. É o Governo Flávio Dino cada vez mais democratizando oportunidades para os nossos estudantes”, destacou.

A estudante Nívia Cristina do Amaral frisou que a viagem foi de muito aprendizado. “Uma experiência espetacular e muito enriquecedora, completamente diferente de tudo que um dia eu pensei em realizar Se eu pudesse voltaria tudo de novo. O momento que mais gostei na viagem foi conviver um fim de semana com uma família chinesa. Pude adquirir mais conhecimento com a rotina diária dos chineses, tirei duvidas sobre a cidade, as leis, foi tudo muito proveitoso”, frisou Nívia, acrescentando que o aprendizado é de muita relevância para sua vida profissional. “Tinha dias que as aulas aconteciam pela manhã e visitávamos um ponto turístico pela tarde; em outros dias tínhamos aula o dia todo. Tive aula de escrita chinesa, conversação, arte, pintura e instrumentos relacionados à cultura da China. O Iema é incrível e proporciona muitas oportunidades que podem ser recebidas pelos estudantes a partir do momento que o jovem entra na instituição. Estou muito feliz por fazer parte dessa família”, contou.

Ruy Furtado do Amaral, pai da estudante, relatou que é de grande importância ter sua filha estudando no Iema. “O Instituto é um exemplo, é um modelo a ser seguido por outras escolas em aspecto de organização, currículo escolar e no método de trabalho. A cada dia mais eu vejo isso através do desenvolvimento da minha filha. Tenho certeza que essa iniciativa é a porta de entrada para outras coisas boas que virão com o interesse dela, o apoio dos pais e a oportunidade que o Iema concede aos seus estudantes”, relatou.

O seletivo que garantiu à estudante a oportunidade de participar do evento pontuava como requisitos que o aluno tenha de 16 a 18 anos de idade, fluência em inglês, escrever um texto de no mínimo 15 linhas em inglês explicando o motivo de querer ser selecionado para o evento. A jovem Nívia atendeu todas as exigências do seletivo e foi classificada. O Acampamento de Verão da Amizade Internacional foi realizado de 19 e 30 de junho deste ano.

Para o pró-reitor de Ensino do Iema, Elinaldo Soares, uma das marcas do Iema é oferecer aos estudantes o intercâmbio. “Dentro das propostas de intercâmbio do Instituto, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís, e Governo de Wuhan na China, fizemos o processo seletivo e enviamos a Nívia, que foi selecionada entre os alunos do Iema para representar a rede estadual do Maranhão no Acampamento de Verão”, explicou o pró-reitor.

Márcio Lopes, gestor pedagógico do Iema de São José de Ribamar, afirmou que é importante ter uma aluna da unidade garantindo novas experiências. “É de uma riqueza de aprendizado muito grande ter uma aluna nossa conhecendo uma cultura totalmente diferente. Outrora era impensável na vida de uma aluna de escola pública e hoje acompanhamos o Governo do Maranhão oportunizando, através de vários programas, à nossa juventude, em diversas frentes, um intercâmbio. São iniciativas fundamentais”, frisou o gestor.