Alunos da rede municipal visitam unidade plena de São Luís e se encantam

12 de março de 2018

FOTO GLADYS- VISITA AO IEMAO Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) a cada dia se torna referência para a educação do Maranhão. Com isso, desperta em alunos do ensino fundamental conhecer o Instituto. Estudantes das escolas municipais Délio Jardim de Matos, Aluizio Azevedo, Felipe Condurú e Força Aérea Brasileiras, situadas na área rural, visitaram a unidade plena de São Luís (Centro) na tarde da sexta-feira (9). Era visível o brilho nos olhos dos jovens e a curiosidade ao conhecerem cada espaço da escola.

“É muito gratificante que os estudantes das escolas de ensino fundamental visitem o Iema e se interessem em ser os futuros alunos, assim percebem o que os espera no modelo pedagógico do Iema e o que têm de fazer para ingressar no Instituto”, ressaltou o reitor do Iema, Jhonatan Almada.

A visita durou cerca de 2h30 e um dos momentos mais interessantes foi no laboratório de robótica, onde o aluno Yan Pinheiro falou um pouco da sua trajetória na robótica e de suas conquistas. Os alunos visitantes fizeram perguntas sobre a rotina da escola e também sobre a robótica e Yan respondeu prontamente. Houve, ainda, a apresentação de um vídeo e de uma prática de robótica. “O sonho nos motiva, a gente tem que tentar sempre nunca desistir e o Iema nos mostra que devemos sonhar e lutar pelo sonho que nasce em nosso coração. Aprendi muito aqui no Iema, como estou no último ano, já estou com saudades”, disse Yan Pinheiro.

A professora de Língua Portuguesa no curso preparatório MultD, Lydicy Amorim contou que a partir da vivência com os alunos diariamente, percebeu a deficiência no ensino, as lacunas que desmotivam os alunos a continuarem os estudos. “ Então pensei em trazê-los aqui para conhecer a escola e assim incentivar cada um a sonhar que é possível estudar em uma escola pública de qualidade, eu conheço a escola acompanho desde o inicio, sei que o trabalho é sério, tenho um carinho enorme por este Instituto pelas as oportunidades que os alunos tendem a ter aqui e tudo isso faz toda a diferença. Então decidi propor a ideia e eles de primeira aceitaram e estão plenos com esta experiência”, explicou.

A estudante Ana Rebeca Nascimento, 14 anos, da escola Força Aérea Brasileira afirmou que a visita foi de grande importância para os alunos, pois é um grande incentivo para o nosso futuro. “ Estar aqui nos deixa esperançosos para estudar em ser aluno do Iema, é uma escola incrível, quero muito estudar aqui no próximo ano, é maravilhoso. Olhamos coisas que nunca tínhamos visto, como por exemplo, o laboratório de robótica, mas gostei e fiquei mais encantada com a biblioteca, porque gosto muito de português e sou louca por livros. Eu tenho muita vontade de estudar aqui, foi uma experiência incrível”, concluiu.