Alunos do curso de agricultura orgânica da UP São José de Ribamar participam de aula de campo na Uema

14 de maio de 2018

A aula de campo é um método bastante utilizado em disciplinas que necessitam de análises práticas sobre o assunto em estudo. Pensando nisso, os professores do curso de agricultura orgânica da unidade plena de São José de Ribamar, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) levaram seus alunos, na última quinta-feira (10), para uma aula de campo na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A ideia da visita surgiu após uma conversa entre os professores e engenheiros agrônomos Cristiana Araújo e João Victor Queiroz, que observaram a necessidade dos alunos da 2ª série do ensino médio do curso de agricultura orgânica saírem da sala de aula e partir para aulas práticas em laboratórios específicos.

“Os estudantes da UP de São José de Ribamar do curso de Agricultura Orgânica puderam conhecer um pouco da Uema, uma universidade que poderá ser um dos destinos para a qual devem prestar vestibular. A visita técnica é extremamente importante para que aperfeiçoem os conhecimentos que eles aprenderam no Iema em relação ao que temos de mais avançado em pesquisa na área de agrárias realizadas pela Uema”, afirmou o reitor do Iema, Jhonatan Almada.

Segunda a professora de Agricultura Orgânica da UP de São José de Ribamar, Cristiana Araújo, os alunos conheceram a estrutura e o funcionamento de diversos setores da instituição, como o Herbário Rosa Mochel, o Museu dos Insetos, o Laboratório de Química do Solo, o Laboratório de Física do Solo e o Laboratório de Nutrição Mineral de Plantas.

“Esta visita faz parte das disciplinas de Manejo e Conservação do Solo e da Água, Morfologia e Fisiologia Vegetal e Controle Biológico de Pragas e Doenças. O objetivo da aula de campo foi proporcionar aos alunos a parte prática das disciplinas que estão sendo ministradas, facilitando assim o processo de aprendizagem e melhorando o entendimento das aulas teóricas”, explicou a professora Cristina ressaltando ainda que em todos os setores visitados foi mencionada a possibilidade de futuros estágios, ficando as portas abertas para receber os estudantes do Iema.

Na aula de campo os alunos tiveram a oportunidade de ver equipamentos que apenas conheciam na teoria, vivenciaram a rotina de uma instituição de ensino superior e, declaram após a visita que ficaram encantados com tudo que foi visto e relataram que a aula despertou ainda mais a paixão que sentem pelo curso no qual estão inseridos.

Na oportunidade, os alunos participaram de um bate-papo no auditório de Agroecologia da Uema, com o professor pesquisador de agroecologia, Emanoel Gomes de Moura. O professor finalizou a conversa presenteando os estudantes com o livro “Os desafios da intensificação ecológica aplicada à agricultura tropical”, livro de sua própria autoria.