Alunos do Iema de Presidente Médice são certificados

3 de dezembro de 2017

Em Presidente Médice, o ‘Pimenta’ – Raimundo Barroso Pimenta –, aluno do curso de horticultor orgânico, era um dos mais entusiasmados. O principal motivo: a certificação. Pimenta conta que a vida inteira trabalhou com agricultura, mas que sempre usou os defensivos de forma errada.

“O curso está fazendo uma diferença imensa em minha vida. A maior é que aprendi a combater as pragas na lavoura com produtos orgânicos e a evitar os tóxicos. Agora aprendi a combater as pragas sem veneno”, conta o agricultor.
Dina Rita Docelina Silva, coordenadora do Iema em Presidente Médice, agradeceu ao Governo do Maranhão pela iniciativa de ofertar cursos na cidade. “Alguns do curso de agricultura orgânica já estão trabalhando em seus terrenos, nos quintais, graças ao que aprenderam em sala de aula.” “A certificação é um progresso a mais na vida dessa pessoas, especialmente dos jovens”, disse Docelina.

Professora de agricultura orgânica, Maria Francisca dos Anjos Silva pontuou que trabalhou com os alunos construindo hortas na comunidade e na casa deles, tudo com práticas de defensivos alternativos. Além disso, aprenderam sobre processo de irrigação alternativa. A professora lembra que esse grupo de alunos participou da primeira feira de agricultura familiar do município e que alguns até venderam seus produtos no evento.

“A maioria desses alunos é agricultor que trabalha com horta. O curso veio para acabar com as dúvidas que eles tinham. Por exemplo, como acabar com as pragas.”

O Governo do Maranhão certificou mais de 60 alunos em Presidente Médice. Os cursos ofertados foram horticultor orgânico e inglês básico. Dos mais jovens aos mais adultos, o sorriso largo no rosto e a satisfação ao ser certificado. O reitor do Iema, Jhonatan Almada deixou a plateia mais entusiasmada ao anunciar que ‘quem fez o curso de inglês básico vai ter a oportunidade de fazer o intermediário’. O reitor anunciou ainda que os cursos serão ofertados também na zona rural de Presidente Médice. “Vamos escolher um povoado pra fazer essa experiência no próximo ano.”