Alunos do Iema participam de Olimpíada Nacional em História do Brasil

15 de maio de 2017

Mais de 90 alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) participaram da 9º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB9), cuja primeira fase ocorreu semana passada, de 8 a 13. O campeonato se estende até dia 19 de agosto, quando ocorre a prova final. Das 286 equipes inscritas, 31 fazem parte da Rede Iema.

A olimpíada tem um formato original, sendo realizada por equipes compostas por quatro pessoas (três alunos – sendo um do oitavo, outro do nono, e mais um aluno do ensino médio, além de um professor de história da escola). Das sete unidades plenas do Iema, quatro tiveram equipes inscritas. O Iema unidade plena de Timon participou com cinco equipes, a unidade plena de Pindaré com 12, a unidade plena de São José de Ribamar com quatro, e a unidade plena de Coroatá com 10, totalizando 31 equipes participantes.

A participação na olimpíada do conhecimento é parte de uma estratégia do Iema em estimular os professores e estudantes a se inscreverem. Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, o objetivo da participação da Rede Iema na ONHB9 é ter mais um instrumento de aprendizagem das áreas e conteúdos referentes à base nacional comum curricular. “Neste sentido, no que diz respeito à Olimpíada de História, tivemos um desempenho muito bom, sobretudo pelo número de inscritos deste ano, que ultrapassou a nossa meta institucional do ano anterior. Este ano, 93 dos alunos inscritos do Maranhão foram originados da Rede do Iema, isto é algo que merece um destaque”, comentou Almada.

O Iema tem estimulado a participação dos estudantes em todas as olimpíadas do conhecimento. A instituição tem acesso ao calendário de todas as olimpíadas e, desse modo, trabalha incentivando os alunos. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Extensão, Dario Soares, o envolvimento dos estudantes do Iema nas competições faz parte das metas da instituição, que é o engajamento de 100% dos alunos em olimpíadas do conhecimento. “Este ano já tivemos a participação dos estudantes em olimpíadas como de matemática virtual, biologia e história, inclusive um aluno que participou da Olimpíada Brasileira de Biologia ficou na 61ª posição, permanecendo entre os classificados para a segunda etapa”, disse.

Sobre a Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009 e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela professora Cristina Meneguelo e pela professora Alessandra Pedro.

As cinco fases on-line duram uma semana cada, e as respostas são obtidas pelos participantes através do debate com os colegas de equipe a pesquisa em livros, internet e com os professores.