Alunos do IEMA são sorteados e ganham bolsas de intercâmbio

9 de março de 2020

Uma nova oportunidade de intercâmbio internacional para alunos da rede pública foi aberta no último sábado (7) durante a 8ª Feira de Intercâmbio promovida pela empresa Via Mundo. Na oportunidade, dois estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foram beneficiados, sendo uma para a Inglaterra, e outro para os Estados Unidos. Os jovens irão cursar seis meses de high school com todas as despesas pagas através de uma bolsa de estudo.

Segundo o estudante do curso técnico em áudio e vídeo Francisco Carvalho Júnior, ser sorteado e realizar seu sonho de fazer um intercâmbio foi algo surpreendente. “Não imaginava que ganharia. É uma conquista muito significante para mim, pois poderei aprimorar meu inglês, aprofundar meus conhecimentos e ter contato com uma realidade totalmente diferente da minha”, contou o estudante acrescentando que se inscreveu para o sorteio pela curiosidade de aprender mais a língua inglesa.

“Todo bom estudante deve ser curioso e deixar a curiosidade mover o aprendizado. Por isso, fiz minha inscrição e acabei sendo contemplado. Irei para um novo país, uma nova cultura e acho extremamente importante alcançar esses novos conhecimentos. O IEMA me ajudou a amadurecer meus aprendizados e tomar conhecimento das oportunidades”, completou o estudante que irá para San Diego, localizada no sul do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, é importante continuar avançando na implementação dos programas de intercâmbio. “O IEMA possui uma experiência consolidada de internacionalização com os programas ‘IEMA no Mundo’ e o ‘Mundo no IEMA’ e para continuarmos avançando na implementação desses programas firmamos mais uma parceria com a iniciativa privada com a empresa ‘Via Mundo’ que nos tem apoiado desde o início na internacionalização democratizando as oportunidades para a juventude maranhense”, disse.

A estudante Luana Marcela Fonseca, do curso de informática para internet, irá para a cidade de Brighton, na Inglaterra, aprimorar o inglês. Luana destacou que está muito ansiosa para o intercambio. “As minhas expectativas são as melhores, no dia do evento eu pensei em não ir, mas se eu não fosse atrás dos meus sonhos, eu não teria conseguido. Ganhei a bolsa e fiquei muito feliz, não foi mais um evento, é a oportunidade que vai transformar a minha vida. O IEMA é a escola que me fez me apaixonar pelo estudo, o Instituto é totalmente diferente de todas as escolas onde já estudei. Eu e minha família vibramos muito”, destacou.