Alunos do IEMA Pleno Bacelar Portela têm aulas práticas em empresa automobilística

17 de dezembro de 2021

 

WhatsApp Image 2021-12-09 at 15.55.38 (1)Os alunos dos cursos de Mecânica, Eletromecânica e Eletrotécnica do IEMA Pleno Bacelar Portela estão tendo a oportunidade de ter aulas práticas nas empresas do Grupo Saga. O grupo é uma das maiores empresas do Brasil no ramo automobilístico e é responsável por mais de dez marcas de veículos como Fiat, Jeep, Chevrolet, Chery, BMW, Renault, entre outras. A parceria iniciada em 2019 faz parte do projeto Escola em Movimento que abrange o ramo automobilístico e também o de construção civil, e é desenvolvido pela equipe técnica do IEMA Pleno Bacelar Portela.

“É a primeira vez que uma empresa do porte do grupo Saga abre as portas para estudantes com a intenção de contribuir no aprimoramento e qualificação técnica do aluno na área automotiva. É uma oportunidade para o aluno conhecer as novas tecnologias embarcadas nos veículos e desenvolver habilidades aliando a teoria com a prática. Esse programa já revelou alguns alunos que foram admitidos pela empresa e hoje fazem parte do grupo. E também trouxe a participação da equipe técnica nos eventos da escola como também na doação de motores para uso nas atividades laboratoriais”, disse o professor da Base Técnica da disciplina Máquinas Técnicas, José Henrique Mendes.

Segundo o professor Mendes, esta é uma ação única no estado, na qual uma empresa do ramo de automóveis abre suas portas para receber os alunos e ajudar na sua formação. Na empresa, os alunos são acolhidos e recebem aulas práticas de mecânica, elétrica e eletrônica nas oficinas, conhecem os processos e rotinas de trabalho e executam atividades básicas. Os funcionários da empresa visitam a escola, conhecem os alunos, participam de feiras e ministram palestras com temas variados com foco na educação pelo trabalho. A empresa já recebeu 53 alunos para desenvolver esse trabalho e já contratou vários alunos para o seu quadro profissional.

WhatsApp Image 2021-12-16 at 13.22.03

Para a estudante Beatriz Miranda, “os profissionais do grupo Saga são muito acolhedores e experientes. Durante a semana na concessionária Jeep, os mecânicos explicaram como eram feitas as revisões. Também tivemos aula sobre motor e assuntos relacionados. Foi uma ótima experiência e um grande aprendizado, pois aprendi muitas coisas relacionadas ao funcionamento de um automóvel, que eu não tinha muita noção na prática”, disse.

O estudante Mayson Fraga fala sobre experiência adquirida no grupo Saga Fiat. “Lá eu aprendi a colocar e retirar pneus, fazer alinhamento, balanceamento e as determinadas revisões de cada carro. Todos os funcionários da empresa sempre estavam disposto a ensinar tudo o que perguntávamos sobre a utilidade de uma peça até o porquê estavam realizando uma troca de peça. Ao final da semana de experiência saí de um aluno com quase zero de experiência para uma experiência razoável para começar no mundo do trabalho na área de mecânica automotiva”, contou.

WhatsApp Image 2021-12-16 at 13.22.02

A ideia dos professores que coordenam o projeto Escola em Movimento é aproximar o aluno do mundo automotivo, onde ele pode conhecer novas tecnologias e seus princípios de funcionamento, que estão diretamente ligados às disciplinas do curso de mecânica, eletromecânica e eletrotécnica. A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) também tem participação no projeto Escola em Movimento por meio de aulas práticas nos laboratórios de solo, espaço no qual os estudantes aprendem técnicas de construção civil. “Também estamos tendo aulas práticas nos laboratórios de Solos da UEMA onde os alunos de edificações podem executar atividades práticas. Hoje temos 14 alunos efetivados em várias empresas após o estágio. Já tivemos 65 alunos em treinamento/estágio de 25 horas nas concessionárias de veículos com perspectiva de atingir até o final do ano a meta 80 alunos”, informou.

Márcia Beatriz também é aluna do curso de mecânica. “Foi proveitoso, agradável e de muita utilidade para o curso que escolhi. Gostei muito, obrigada pelos conhecimentos. É muito bom quando temos clareza e conseguimos ouvir sobre coisas que desconhecíamos. O treinamento foi muito bom e interativo”, disse.

Para Andressa Bianca, aluna do curso de eletromecânica, foi muito proveitoso o treinamento na Estação Fiat, Grupo Saga. “Cada conhecimento aprendido será útil. Externo minha felicitação em participar da vivência. Nessa oportunidade, quero agradecer aos técnicos, a cada profissional, ao professor em acreditar, e nos auxiliar nesta caminhada” reconheceu.