Brejo recebe segunda audiência pública para escolha de cursos técnicos do Instituto

6 de outubro de 2017

AUNDIÊNCIA PÚBLICA_7099Com base no princípio da democracia e participação popular que estão sendo realizadas as audiências públicas para a escolha de cursos técnicos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) para as unidades plenas que serão inauguradas no próximo ano. O objetivo da iniciativa é verificar as demandas, dialogar sobre a oferta de cursos de acordo com as potencialidades e os arranjos produtivos locais e regionais, tomando por base o catálogo nacional de cursos técnicos do MEC.

O município de Brejo foi a segunda cidade a receber a ação, que teve início em Matões. O evento foi aberto ao público, e presidido pelo pró-reitor de Planejamento e Gestão, Emanuel Denner, e o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Dario Soares.
O reitor do Iema, Jhonatan Almada, frisou a importância das audiências públicas. “São um momento de participação cidadã na definição dos cursos que serão oferecidos pelo Iema. Isso é uma característica do Governo Flávio Dino, que é valorizar a participação democrática, o exercício da cidadania e respeitar a opinião da sociedade. As audiências públicas estão sendo bem-sucedidas ao reunir comunidade, lideranças, estudantes, professores, gestores na definição dos cursos técnicos do Iema que serão oferecidos”, enfatizou o reitor.

O pró-reitor de Planejamento e Gestão do Iema, Emanuel Denner, no ato representando o reitor Jhonatan Almada, relatou que a audiência em Brejo tem saldo positivo. “A sensação que fica é de dever cumprido. Recebemos uma determinação do governador Flávio Dino, de cumprir mais essa etapa para implantação do Iema, e isso é quase um ritual que fazemos. A audiência pública é parte muito importante deste processo de implementação das unidades plenas. Tivemos a forte participação de alunos, que são os principais interessados, e isso é o que vale. Contamos com representantes de sindicatos locais e professores, todos sugerindo cursos, colaborando no processo de escolha”, disse.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Extensão, Dario Soares, a ação superou as expectativas. “Foi uma audiência super proveitosa com participação de todos os representantes de diversos setores. No momento que estive aqui, ao longo de duas semanas, dialoguei com várias esferas como a Secretaria Municipal de Educação, sindicatos, professores, gestores e alunos que se fizeram presentes nessa audiência pública. A contribuição foi muito rica e isso fortalece o nosso trabalho. Em breve teremos os quatro cursos técnicos que serão ofertados na unidade”, contou.

Para Cledina Batista, diretora da Unidade Escolar Ateneu Costa Bacelar, a iniciativa é de grande relevância. “Nossa cidade é muito pequena e geralmente não temos muitas opções de cursos técnicos e profissionalizantes, a maioria das vezes os nossos estudantes precisam sair do município em busca de oportunidades. Esse Instituto é a chance que faltava para os jovens de Brejo, com isso poderão crescer profissionalmente, sem precisar se deslocar para construir um futuro”, destacou.

A terceira cidade a receber o evento será Cururupu, que recebe a iniciativa na segunda-feira (9/10), às 9h, no auditório do Centro de Convenções O Precursor. Finalizando a itinerância das audiências, às 16h do dia 11 de outubro, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Inês.