Centenas de jovens já se inscreveram no seletivo de alunos do Iema; período de inscrição fica aberto até dia 29

8 de novembro de 2018

Foto 1“O Iema transformou a minha vida, tanto a acadêmica quando a pessoal. Eu mudei bastante, passei a ter mais sabedoria para lidar com as adversidades, dificuldades e enfrentar os problemas. Logo no primeiro ano fui eleito líder da minha turma, aprendi a escutar o outro e debater para encontrar soluções para o bem na nossa turma e da nossa escola. Fui me destacando, participei de formação de professores, conduzi acolhimentos e fórum de protagonismo. Hoje consigo falar em público e vislumbro uma carreira acadêmica, que até então parecia distante, mas consegui evoluir com o projeto de vida.” Essas são as palavras do estudante João Pedro Rodrigues, que está concluindo o terceiro ano, no curso técnico em meio ambiente, na unidade plena do Iema de São Luís. João Pedro se inscreveu no Iema em 2016 e está no grupo da primeira turma de estudantes que serão formados pelo Instituto.

Essa transformação é o que esperam centenas de adolescentes que realizaram suas inscrições em apenas nove dias para o processo seletivo para ingresso de alunos em uma das nove unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) localizadas nos municípios de Axixá, Bacabeira, Brejo, Cururupu, Matões, Pindaré-Mirim, São Luís (Centro), Itaqui-Bacanga e Timon. O número de jovens que estão se inscrevendo é grande. Eles buscam cursar o ensino médio integrado ao técnico. Os cursos mais procurados pelos interessados são técnico em informática e serviços jurídicos. Faça aqui sua inscrição!

Ainda em depoimento, o estudante João Pedro Rodrigues destacou que os alunos que se inscreveram para estudar no Iema serão bem recebidos. “Desejo boa sorte e peço aos novos alunos que tenham paciência, a adaptação ao ensino integral no início é complicada, mas no final tudo vale a pena, é muito gratificante. Cada experiência que adquiri no Instituto foi única e fará a diferença na minha vida. Eu não visava uma carreira acadêmica, nem me via em um ensino superior, mas através do projeto de vida descobri minha vocação para a educação física, me sinto preparando para realizar meus sonhos”, contou o estudante.

As inscrições seguem até o dia 29 de novembro. O resultado final com os nomes dos candidatos classificados será divulgado dia 14 de dezembro por meio do site do Instituto e as matrículas iniciam dia 7 de janeiro de 2019. O calendário acadêmico com o início do ano letivo será divulgado em 2019.

Os candidatos deverão ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira para a jornada escolar em tempo integral de dez horas diárias, das 7h30 às 17h. Refeições e descanso serão feitos na própria escola onde farão curso técnico integrado ao ensino médio. Ao final do curso, o estudante concluirá simultaneamente a habilitação profissional técnica e o ensino médio.