Com homenagens e premiações, Iema realiza II Encontro Acadêmico

2 de dezembro de 2018

WhatsApp Image 2018-12-01 at 15.23.53Com o lema “Uma escola pública de excelência é possível”, o II Encontro Acadêmico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que aconteceu durante toda tarde do sábado (1º), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), contou com vasta programação com intuito de reconhecer as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho do Instituto. O evento teve como objetivo propiciar o reconhecimento e aprofundamento das vivências acadêmicas, além de propiciar aos estudantes discussões que possam estimular o protagonismo juvenil.

Uma das principais atrações do II Encontro Acadêmico foi a roda de conversa com o tema “Uma escola à qual todos pertencem: história de superação”, ministrada pela professora Joana D’Arc Félix, que na oportunidade recebeu o título de professora Honoris Causa do Iema. “O Instituto já é muito especial por ser uma escola estadual que tem uma metodologia bem próxima do projeto em que eu trabalho no estado de São Paulo. Penso que essas escolas técnicas estão mostrando para o Brasil que uma educação pública de qualidade é possível. O Iema é um exemplo para o Brasil e para o mundo, pois esta forma de trabalhar com educação técnica e científica é a forma para descobrir mais pesquisadores. Me sinto muito honrada em fazer parte desse projeto”, destacou Joana D’Arc.

A primeira atração do evento foi realizada pelo reitor do Iema, Jhonatan Almada, que presidiu o diálogo de abertura destacando os avanços e conquistas do Instituto ao longo dos três anos de funcionamento. “Estamos muito felizes com o resultado e a realização desse segundo Encontro Acadêmico, pois nós encontramos inspiração, reconhecimento e a firme crença de que o Iema está no caminho certo. Contando com o nosso time, nossa equipe, com a família Iema, em busca de uma educação de excelência. Acredito que todos que estão aqui se irmanaram nessa busca. Avalio como extremamente positivo esse II Encontro Acadêmico”, frisou o reitor.

Na ocasião estudantes, professores e gestores foram premiados nas categorias: Melhor equipe gestora, Melhor desempenho acadêmico, Melhor progressão acadêmica, Melhor clube juvenil, Professor destaque, Funcionários destaque e Prêmio Inova Iema.

A equipe de gestão da unidade plena de Timon foi condecorada como melhor equipe gestora. A gestora geral Ana Socorro relatou a importância da conquista. “É uma satisfação muito grande a nossa unidade receber esse título, é um trabalho de toda a equipe, essa conquista não é só dos gestores, mas é fruto do bom desempenho de todos da unidade. Isso mostra que a unidade está no rumo certo. O prêmio nos e incentiva a que continuemos esse trabalho de integração e comprometimento e de envolvimento de todos na construção desse fazer diário”, relatou.

O estudante Vinicius de Miranda, da unidade plena do Itaqui-Bacanga, ganhou o reconhecimento de melhor clube juvenil e contou que o encontro é inspirador aos alunos. “O evento reconhece o jovem protagonista que se esforça no dia a dia da unidade, nos mostra que nosso esforço vale a pena e que podemos ir sempre além. Nesse momento conhecemos pessoas novas, alunos de outras unidades e sempre trocamos experiências e conhecimento. As unidades ficam localizadas em regiões diferentes do Maranhão e esses eventos propiciam o reconhecimento das práticas dos outros alunos e o compartilhamento dessas práticas”, contou.

Na oportunidade, também foram entregues os títulos de professor Honoris Causa à professora Joana D’Arc e ao professor Rogério Telles, atualmente professor do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), além das medalhas Renato Archer para os parceiros e colaboradores do Instituto, e a medalha Ignácio Rangel para os funcionários que mais se destacaram ao longo do ano.