‘Desenvolvimento Pessoal em Tempos de Crise’ é tema de terceira live realizada pelo IEMA

17 de junho de 2020

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) está realizando, em seu canal oficial no Youtube, lives semanais para debater o mundo do trabalho pós-pandemia. O terceiro debate deste mês terá como convidada Carmene Abreu, gerente de recursos humanos Talent Norte, da empresa Vale. A conversa terá como tema ‘Desenvolvimento Pessoal em Tempos de Crise’, e acontecerá nesta quarta-feira (17).

A série tem o objetivo de propiciar reflexões sobre o cenário laboral após o isolamento social, trazendo para o debate um convidado especialista e também um professor do instituto, que tenha afinidades com a área, para mediar a conversa.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, essa atividade é de extrema importância para toda a comunidade escolar. “Resolvemos fazer esse programa, onde convidamos especialistas relacionados aos cursos que oferecemos. Com essa ação, queremos abrir uma discussão com estudantes e professores, chamando atenção para o momento pós-pandemia. Na oportunidade, discutimos as possibilidades que os alunos terão, analisando o mercado de trabalho”, contou.

Para o coordenador de estágios do IEMA, Celso Rodrigues, dialogar sobre os caminhos do mundo do trabalho depois da pandemia é essencial para nortear os rumos a percorrer. “Ampliar a consciência dos nossos alunos sobre as mudanças no mundo do trabalho é muito importante. Existe um cenário de mudança no mundo e o IEMA está atento. Por isso, a série de lives não vai terminar com o isolamento social. Após o isolamento, iremos promover outras, sempre vinculadas aos cursos do IEMA ou de temas que atingem a todos nós”, explicou.

A coordenadora de estágio da unidade plena de Bacabeira, Renata Chagas, destacou que a live representa um momento de troca de conhecimentos e informações necessárias durante a pandemia. “Esse debate é essencial para promover a interação entre os alunos e as empresas, propiciando novos conhecimentos e experiências para eles, mesmo nesse momento de distanciamento social e estudo remoto. Também é importante para a continuidade do relacionamento da instituição com as empresas parceiras”, destacou.

De acordo com Carmene Abreu, gerente de recursos humanos Talent Norte da empresa Vale, é fundamental contribuir com o entendimento dos alunos sobre a importância do tema. “Com o cenário de crise, estamos sendo chamados a reaprender, testar novos caminhos e acessar muitas informações. Olhar para a crise como uma oportunidade e enxergar espaços, tempos e condições de aprender faz muito sentido neste momento. Agora podemos usar mais o momento e os aprendizados para nos desenvolvermos enquanto pessoas e profissionais”, disse.

O último debate deste mês será na próxima quarta-feira (24) e tem como convidada a professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Adryana Heleny, que comentará sobre ‘A enfermagem pós-pandemia: cenários e perspectivas’.