Destaque na robótica, aluno do IEMA é contratado para ministrar aulas em escola

13 de janeiro de 2020

Luiz FelipeIntegrante da equipe que representou o Brasil na Fira Roboworld Cup realizada na Coreia do Sul no ano passado e destaque por participar de diversas competições de robótica pelo mundo inteiro, o ex-aluno do curso técnico em informática da unidade plena São Luís Centro do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Luiz Felipe Frazão foi contratado para ministrar aulas de robótica para crianças de 5 a 10 anos na Creche Escola Elshamah.

O estudante destacou a importância de atuar em uma área que revelou ser sua maior paixão, a robótica. “Ter contato com o mundo da robótica enquanto estudei no IEMA foi fundamental, pois me abriu um leque de oportunidades. Recebi o convite de uma escola para aplicar robótica com crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Fiquei muito feliz pelo convite para trabalhar na escola, pois reúno dois dos meus maiores sonhos: trabalhar com robótica e ser professor”, destacou.

Luiz Felipe ressaltou ainda que o IEMA foi essencial não só para sua formação como profissional, mas também para sua formação humana. “O IEMA ajudou na minha qualificação e também no início da minha vida adulta como profissional. Fico muito feliz por ser parte do grupo que terminou o ensino médio no IEMA. Consegui minha inserção no mercado de trabalho e também vou ingressar na universidade”, ressaltou.

Segundo a coordenadora pedagógica da Creche Escola Elshamah, Keila Lima, o trabalho que o IEMA desenvolve na robótica é referência e a escola vai replicar com as crianças. “Estávamos em busca de uma pessoa e conheci o Felipe próximo de casa e comecei a acompanhar a trajetória dele na robótica. Ele me passou a experiência que tem, e apesar de novo é muito esforçado e comprometido com o trabalho”, contou Keila acrescentando que tem as melhores expectativas para iniciar o ensino da robótica na escola. “Queremos desenvolver a parte lógica de uma forma lúdica, interessante e divertida. O Luiz Felipe trouxe a proposta de trabalhar com lego e vamos usar a ludicidade para ensinar conhecimentos básicos como matemática, formatos geométricos. Só vem a somar com a nossa escola”, acrescentou.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, a contratação do aluno Luiz Felipe representa o sucesso da missão do Instituto. “É motivo de muito orgulho e realização termos nossos egressos contratados”, disse.

Para o gestor pedagógico da unidade plena São Luís Centro, Cleriston Silva, o aluno sempre se destacou por excelente rendimento acadêmico. “O Luiz Felipe por natureza já traz um diferencial, chegou na escola com um nível ligeiramente diferente dos demais, e no processo de participar das metodologias acabou ingressando na robótica, eletivas e competições que normalmente marcamos presença. Em seguida, veio o processo de participar das olimpíadas e construir a carreira dele da robótica e de diferentes níveis de conhecimento. O diferencial do Luiz é que mesmo tendo se destacado na robótica ele não abdicou de outras áreas do conhecimento”, contou.