Detran/MA e IEMA realizam ação em alusão ao ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito`

14 de novembro de 2019

WhatsApp Image 2019-11-13 at 11.14.09(2)O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), realizou, na quarta-feira (13), uma ação em frente à Biblioteca Benedito Leite, em alusão ao ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito’, que acontece no dia 17 de novembro. O evento contou com a presença da diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, do reitor do IEMA Jhonatan Almada, da diretora da Biblioteca, Aline Nascimento, do gestor geral do IEMA São Luis Centro, Jonhatan Camilo, além da participação de cerca de 200 estudantes.

A ação faz parte do Projeto “Condutor do Amanhã”, realizado pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA, e direcionado para crianças e adolescentes, com o objetivo de promover a conscientização para o respeito às leis de trânsito.
O evento iniciou com uma caminhada pelas ruas do centro da cidade até a Praça do Pantheon. Em seguida foram realizadas atividades artísticas que incluíram performance, flash mob, apresentação do coral do IEMA e um grande mosaico, em forma de uma pomba da paz, simbolizando o apelo por um trânsito mais seguro com menos vítimas.

A diretora geral do Detran MA, Larissa Abdalla, ressaltou o intenso trabalho educativo, realizado pelo órgão e a importância de parcerias que promovam práticas para um trânsito mais seguro. “O Detran-MA tem trabalhado, incansavelmente, na educação para o trânsito. E as parcerias, não só com instituições de ensino, mas com várias outras entidades públicas ou privadas, são fundamentais para a conscientização de um trânsito mais seguro”, destacou.

O reitor do IEMA, Johonatan Almada explicou a participação do instituto nas atividades educativas do Detran-MA. “Esta parceria vem se consolidando e, hoje, é uma referência no trabalho de conscientização, no sentido de contribuir para que os condutores do amanhã sejam melhores e garantam que o trânsito se torne mais seguro”, afirmou.

A diretora da Biblioteca Benedito Leite, Aline Nascimento, fez uma análise positiva da ação e observou a relevância do evento para instituições e sociedade. “Colocar a Benedito Leite, que é um lugar de fomento de conhecimento, como cenário de evento como este, só reforça o resultado positivo da mensagem de paz no trânsito para que vidas sejam preservadas”, ressaltou.

Após a ação nas ruas, aconteceu, no auditório do IEMA São Luís-Centro, o concurso o “Game Lei Seca”, que reuniu 55 alunos divididos em 9 equipes apresentando peças teatrais, paródias e poemas voltados para temas relacionados ao trânsito. Os trabalhos foram julgados por uma banca de professores do IEMA e educadores do Detran-MA, incluindo a coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias, o gestor geral do IEMA São Luís Centro, Jonhatan Camilo e o capitão da PM-MA Gildson Souza Júnior, da BPRV. A equipe vencedora apresentou “Culpados”, mostrando a mensagem de alerta para o número de vítimas de acidentes de trânsito.

Rositânia de Farias explicou que, desde o mês setembro, os educadores do órgão vem realizando ações, junto aos alunos do IEMA, as atividades que foram apresentadas. “Nossa equipe ministrou oficinas, palestras e ações teatrais para os alunos, na intenção de orientá-los sobre o respeito ao trânsito. Sabemos que eles são multiplicadores das condutas corretas no trânsito”, afirmou.

Já o gestor geral do IEMA São Luís Centro, Jonhatan Camilo, afirmou que as ações educativas realizadas no ambiente escolar reforçam a formação de cidadãos mais conscientes. “O IEMA valoriza o protagonismo dos estudantes, por isso, desenvolvemos, em parceria com o Detran-MA, uma temática voltada para a conscientização sobre o trânsito seguro, contribuindo para a formação de condutores e pedestres melhores”, declarou.
Para o estudante Paulo, 16 anos, as atividades foram uma celebração à vida. “Todo o trabalho que tivemos para elaborar as esquetes teatrais, as horas que gastamos montando os cenários, pesquisando sobre o trânsito na internet, valeu para aprender como a vida é importante”, destacou.

Memória

O ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito’ foi criado em 1993, no Reino Unido, pela organização britânica Road Peace e aprovado em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que determinou o terceiro domingo de novembro como data oficial para realização de ações de conscientização referentes ao tema.

No Maranhão, a homenagem acontece desde 2011, como uma oportunidade para que as entidades, ligadas ao trânsito, reforcem a importância da conscientização da população para o respeito às leis de trânsito.