Dia Mundial da Saúde será marcado por atividades na unidade vocacional do Iema – Estaleiro Escola

6 de abril de 2017

Alunos, servidores e comunidades circunvizinhas da unidade vocacional do Iema – Estaleiro Escola participam nesta sexta-feira (7) do projeto “Desenvolvendo a Saúde Biopsicossocial – Escola e comunidade de mãos dadas com a saúde”. O projeto marca o Dia Mundial da Saúde com a promoção de palestras, aulas de zumba, serviços de aferição de pressão, medição de glicemia, avaliação antropomérica, consultas com clínico geral, psicólogo e nutricionista. A programação será aberta às 8h e se estende até as 12h. O Estaleiro Escola, que é ligado a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está localizado no Sítio Tamancão, no Alto da Esperança.

Ainda como parte das ações de saúde haverá palestra sobre depressão, doenças sexualmente transmissíveis, saúde da mulher e saúde bucal. No local também serão oferecidos serviços de embelezamento como corte de cabelo, design de sobrancelha, limpeza de pele, manicure, pedicura além de atividades culturais e exposição de obras raras do estaleiro.

O evento, que tem o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), é organizado pelos gestores da unidade, por pedagogos e coordenado pela enfermeira Samara Letícia Pereira. “O objetivo da ação é conscientizar alunos, funcionários e comunidade para o direito à saúde integral, proporcionando atendimentos com profissionais especializados e capacitados, além de sensibilizá-los para a adesão de práticas de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde”, informou Samara Pereira.

A proposta do projeto, segundo ela, é possibilitar aos alunos protagonistas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), funcionários e comunidades circunvizinhas compreenderem a importância da saúde integral, bem como garantir o acesso aos serviços de saúde, programas educativos em saúde, embelezamento e apresentações culturais no âmbito escolar. “A escola necessita firmar o compromisso com a cidadania, além de formar seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida”, completou a coordenadora do projeto.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

O Dia Mundial da Saúde – 07 de abril – foi criado em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos fatores que afetam a saúde. A data coincidi com o dia de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os anos campanhas são realizadas abordando um tema ligado à saúde.

A campanha deste ano da OMS é sobre depressão. Pessoas de qualquer idade e em qualquer etapa da vida podem ser afetadas por esse transtorno. Em nível mundial, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão. Nas Américas, o número de pessoas afetadas é de cerca de 50 milhões.