Em Coroatá, Governo do Estado acompanha os ajustes finais na obra do IEMA

6 de julho de 2021
IEMA em Coroatá recebe comitiva do Governo em vistoria técnica (Foto: Maurício Albino)

IEMA em Coroatá recebe comitiva do Governo em vistoria técnica (Foto: Maurício Albino)

A equipe do Governo do Maranhão começou a semana com vistorias importantes nas obras da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), que estão em fase de finalização. Em Coroatá, a Unidade Plena do Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) recebeu, nesta segunda-feira (5), a visita do secretário de Estado, Clayton Noleto (Sinfra); do secretário adjunto André Bello, (Seduc); do reitor do IEMA, Alex Oliveira; do deputado federal Bira do Pindaré e demais autoridades da região, para a última visita técnica na unidade, que tem sido aguardada com muita expectativa por alunos e professores.

 

O projeto da Unidade Plena do IEMA de Coroatá tem área de mais de 5 mil m² e oferece uma estrutura com laboratórios, auditório, biblioteca, salas de aulas, área de vivência, quadra poliesportiva, dentre outros espaços. Durante a vistoria técnica, o secretário Clayton Noleto destacou os investimentos do Governo para ampliar a rede de ensino em todo o estado.

“É um momento muito especial. Estamos realizando a última vistoria para a inauguração. Esse é um prédio que realmente tem condições extraordinárias, e recebeu investimento superior a 17 milhões, que se junta a essa grande rede educacional, que é uma das maiores do país. Com isso, já alcançamos mais de 20 unidades entregues no estado; no total são mais de dez unidades para este ano. Assim vamos fortalecendo essa grande rede de educação”, disse.

Alunos comemoram nova unidade do IEMA em Coroatá (Foto: Maurício Albino)

Alunos comemoram nova unidade do IEMA em Coroatá (Foto: Maurício Albino)

“Temos uma infraestrutura poderosa”. Esse foi o depoimento da Daniele, professora no IEMA em Coroatá, que agora tem recursos de sobra para auxiliar no desenvolvimento dos alunos. “É uma satisfação. Temos laboratório, salas amplas, dá uma comodidade para o ensino e, consequentemente, os alunos podem crescer e aprender mais”, destacou a professora.

Ainda durante a vistoria técnica, os alunos também estiverem acompanhando os novos espaços e comemoram a nova conquista para a região. “Essa UP é maravilhosa, aqui nós temos tudo. Além de profissionais qualificados, temos como ter as aulas na prática. Temos laboratórios de física, química, informática, e isso auxilia no nosso aprendizado”, disse Enos Gustavo. Já a aluna Ângela Silva, completou: “Dá até mais vontade de vir estudar, isso se torna muito importante”.

Secretário de Infraestrutura Clayton Noleto, o deputado federal Bira do Pindaré e o reitor do IEMA Alex Oliveira durante vistoria técnica no IEMA de Coroatá (Foto: Maurício Albino)

Secretário de Infraestrutura Clayton Noleto, o deputado federal Bira do Pindaré e o reitor do IEMA Alex Oliveira durante vistoria técnica no IEMA de Coroatá (Foto: Maurício Albino)

Para o gestor geral, Wilfred Batista, a comunidade estudantil está em festa pela conquista inédita para a região, que ganha uma estrutura ampla e moderna para atender as necessidades dos alunos e professores. “É uma satisfação enorme. A obra do IEMA de Coroatá tem o objetivo de contribuir com o processo de ensino e aprendizado. São 260 alunos matriculados, e nós agradecemos os esforços do Governo que tem contribuído e vai contribuir cada vez mais nesse processo”, destacou o gestor.

Obras em andamento

A educação no Maranhão é uma prioridade no Governo do Estado que, desde 2015, segue investindo amplamente na construção, reforma e ampliação de unidades educacionais. São mais de 13 unidades com obras em andamento e previstas para serem entregues ainda neste ano.

O projeto do IEMA nasceu a partir da escuta nas comunidades, e foi executado pela primeira vez no Maranhão na gestão do governador Flávio Dino, oferecendo ensino técnico e profissionalizante em tempo integral para os municípios.

Fonte: https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias