Equipe do Iema participa do VIII Encontro de Educadores do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufma

4 de dezembro de 2018

Uma equipe de técnicos e servidores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) participa nesta quarta-feira (5), do VIII Encontro de Educadores do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

O evento tem como objetivo promover espaços de reflexões sobre a educação brasileira em movimento, destacando as mudanças e resistências, considerando o contexto das atuais reformas educacionais e seus impactos sobre os diversos níveis e modalidades da educação básica e superior.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, é de grande importância compartilhar as práticas do Instituto para o desenvolvimento da educação no estado. “O encontro tem como intuito discutir as políticas educacionais de educação no Maranhão. No âmbito do Iema, o foco é educação profissional, científica e tecnologia com o trabalho desenvolvido pelo Instituo nessas áreas”, relatou.

Na oportunidade, seis técnicos do Iema apresentarão no evento artigos e projetos de pesquisa que envolvem o tema da educação. A coordenadora das unidades vocacionais, Josélia Castro vai levar para discussão um artigo que tem como tema “A gestão da diversidade no contexto organizacional. “Participar de mais um encontro de educadores, onde são compartilhadas experiências e pesquisas que constituem um momento de reflexão sobre a educação no nosso estado e no país é um momento bastante gratificante. É a oportunidade que temos enquanto educadores de socializar um pouco das experiências vivenciadas, sendo elas: pesquisa, estudo e todos os momentos vivenciados a favor da educação”, destacou Josélia acrescentando que compartilhar sua pesquisa é muito importante. “O meu artigo, embora bibliográfico, trata de um tema bem atual que mostra a importância da diversidade na organização, e o fazer da gestão na diversidade no âmbito administrativo, mas que pode ser levado para escola, é um momento para mim enquanto escritora bastante importante, e também é uma oportunidade de trabalhar com essa perspectiva, pois estamos contribuindo com a democracia e fortalecendo as organizações acima de tudo garantindo o direito às pessoas”, explicou.

O segundo trabalho será da chefe de gabinete do Iema em conjunto com a assessora da Diretoria de Ensino (Diren) Patrícia Bruzaca, e tem como tema “O impacto do programa Podium XXI na proficiência em português e matemática dos estudantes da 2ª série da Rede Iema”. O terceiro se refere ao programa de vivência profissional “Pra Saber +”: relato da experiência, ministrada pelo coordenador de estágio do Iema, Celso Luiz Rodrigues.

A coordenadora da Rede Iema de Educação Científica e Tecnológica (Recite), Anna Paula Araújo, o assessor especial Antônio Fernandes Júnior, em conjunto com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, levarão para debate o tema “O Centro de Educação Científica do Iema (CEC): a aprendizagem através da experiência de popularização e vivência científica para alunos do ensino fundamental do maranhão”.

O segundo trabalho da chefe de gabinete do Iema Eneida Erre dialoga sobre “O modelo pedagógico e de gestão do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão na educação profissional dos jovens, considerando os indicadores educacionais e resultados 2015-2018”.
Por fim, os assessores Antônio Fernandes Júnior, Danielle Martins e Anna Paula Araújo levarão para o evento “A Semana de Iniciação Científica para a democratização do processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Iema”.