Escola Associada da UNESCO

pea

 

 

 

 

 

 

 

 


A UNESCO é a organização das Nações Unidas responsável pela educação, ciência, cultura e comunicação para a paz. A Rede de Escolas Associadas da UNESCO (RedePEA) foi criada em 1953 e conta com 11 mil escolas credenciada em 182 países.

Para ser Escola Associada da Unesco é preciso usar metodologias inovadoras, proporcionar aos estudantes ambiente de aprendizagem seguro, saudável, inclusivo e eficaz e interagir com outras escolas local e globalmente. No Brasil, a RedePEA conta com 583 escolas credenciadas até 2018 e o IEMA é a primeira instituição pública do Maranhão a conquistar esse título.

O IEMA apresentou sua candidatura, que foi avaliada e recomendada pela Coordenação Nacional da RedePEA e aprovada pela Coordenação Internacional da UNESCO em Paris. Como Escola Associada da UNESCO, o IEMA está compromissado com a educação para a cidadania mundial, desenvolvimento sustentável e aprendizagem intercultural.

As Escolas Associadas da UNESCO estimulam pedagogias inovadoras e criativas, articulam local e global, fomentam a transformação dos sistemas de ensino e promovem a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos entre seus integrantes, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS da Agenda 2030.

Ser Escola Associada da UNESCO significa reconhecimento internacional ao trabalho do IEMA em promover educação profissional, científica e tecnológica no Maranhão, sendo que nós compartilhamos dos princípios educacionais recomendados pela organização, elementos que compõem nosso modelo pedagógico e de gestão.