Escola de Cinema do Iema lança projeto exibição de produções audiovisuais maranhenses

15 de maio de 2019

O projeto “Iema no Cinema” é uma ação idealizada pelos alunos do curso de produção cinematográfica da Escola de Cinema do Maranhão, unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sectur). A iniciativa será lançada nesta quinta-feira (16), no Cine Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, com a exibição de filmes, curtas, documentários e videoclipes com temáticas variadas produzidos por artistas maranhenses. Após as exibições, haverá uma roda de conversa com um profissional de referência em audiovisual.

O projeto acontece todas as quintas-feiras do mês de maio das 8h30 até 11h20, no Cine Praia Grande. No primeiro dia de exibições (16), serão apresentados dois videoclipes: “Mais que danada”, de autoria da cineasta Dominica e Mabü; também será exibido “Você bagunçou comigo”, de Yhago Sebaz feat. Aladin e Jéssica Lauane. No dia 23, serão apresentados dois curtas com temática experimental e de ficção: “A catarse das flores”, de Isac Sadrack; e “Estatística (s)”, de Nádia Mária. No dia 30, último dia de programação, serão exibidos: “Nambuaçú” e “Promessas são promessas”, de Tairo Lisboa.

De acordo com o gestor da Escola de Cinema do Maranhão, Josué da Luz, é importante ocupar os espaços públicos com arte. “O Cine Praia Grande é um equipamento público que deve ser usado de uma forma popular e abrangente, pois temos o objetivo não só de alcançar os alunos, mas, também, estudantes de outras unidades do Iema. Esse é o ponto de partida para outros eventos que podem ser desenvolvidos como mostras, festivais, entre outros. Faremos essa ação como atividade de extensão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”, destacou.