Escola de Cinema do Maranhão realiza projeto “Iema no Cinema”

9 de maio de 2019

CartazOs admiradores da sétima arte agora terão um encontro marcado uma vez por semana com a tela de cinema. A ação, que inicia na próxima quinta-feira (16), acontece no Cine Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. O projeto “Iema no Cinema” foi idealizado pelos alunos do curso de produção cinematográfica da Escola de Cinema do Maranhão, unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sectur). A iniciativa comtemplará exibição de filmes, curtas, documentários e videoclipes com temáticas variadas produzidos por artistas maranhenses. Além de tudo isso haverá roda de conversa com um profissional de referência na área após as exibições.

De acordo com o gestor da Escola de Cinema do Maranhão, Josué da Luz, é importante ocupar os espaços públicos com arte. “O Cine Praia Grande é um equipamento público que deve ser usado de uma forma popular e abrangente, pois temos o objetivo não só de atingir os alunos, mas também estudantes de outras unidades do Iema. Esse é o ponto de partida para outros eventos que podem ser desenvolvidos como mostras, festivais, entre outros. Faremos essa ação como atividade de extensão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”, destacou.

A produtora audiovisual e professora do curso de produção cinematográfica Thaís Lima contou que é fundamental que o estudante de cinema se aproprie do ambiente cinematográfico. “Percebemos que nossos alunos acompanham filmes em plataformas digitais e não têm frequentado muito o ambiente do cinema, como estudantes dessa temática é importante que eles ocupem aquele espaço. Queremos nesse momento apresentar trabalhos que sejam oriundos de alunos que venham de cursos de formação ofertados por instituições públicas aqui do Maranhão. Para um segundo momento teremos um documentário e diversos filmes maranhenses”, contou.

Thaís acrescentou ainda que após as sessões os alunos e apreciadores poderão tirar dúvidas e trocar experiências com autoridades do ramo através de uma roda de conversa. “Iremos exibir a cada quinta-feira dois trabalhos de audiovisual que podem ser videoclipes, curta-metragem ou um longa-metragem. Após as exibições, a equipe do filme vai debater e responder os questionamentos dos espectadores. Serão apresentados inicialmente dois videoclipes. 90% das equipes são formadas por alunos do curso técnico em cinema”, acrescentou.

O projeto acontece todas as quintas-feiras do mês de maio das 8h30 até 11h20, no Cine Praia Grande. Para o primeiro dia de exibições (16) serão apresentados ao público dois videoclipes: “Mais que danada”, de autoria da cineasta Dominica e Mabü; também será exibido “Você bagunçou comigo”, de Yhago Sebaz feat. Aladin e Jéssica Lauane. No dia 23 serão apresentados dois curtas com temática experimental e de ficção: “A catarse das flores”, de Isac Sadrack; e “Estatística (s)”, de Nádia Mária. No dia 30, último dia de programação serão exibidos: “Nambuaçú” e “Promessas são promessas”, de Tairo Lisboa.