Estudantes do Iema da OBR participam da etapa nacional em João Pessoa

7 de novembro de 2018

Os estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que venceram a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), estão participando da final nacional da competição que está acontecendo em João Pessoa, na Paraíba. O evento iniciou terça-feira (6) e finaliza na sexta-feira (9).

A OBR acontece desde 2006 e tem por objetivo estimular os jovens do ensino fundamental, médio ou técnico para a carreira científico-tecnológica, identifica talentos e promove debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

As equipes ‘Iema SLZ 02’ e ‘Robotronic’ foram medalhistas de ouro na etapa regional e se classificaram no nível 2 da etapa final, os alunos são das unidades plenas do Iema em Coroatá e São Luís. Outra instituição representando o Maranhão na etapa nacional da OBR é a escola Sesi, os jovens da equipe ‘Robotic’s Angels’ estão competindo no nível 1.

A competição tem a modalidade única de Resgate de Vítimas, os níveis são diferentes. O robô durante a prova deve ser ágil para superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas de uma simulação de desastre, transportando-as para uma região segura onde poderão ser atendidas.

De acordo com o professor de física da UP São Luís Cleriston Araújo, que está acompanhado os alunos do Instituto na olimpíada, a etapa nacional da OBR é realizada em conjunto com outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos e simpósios nas áreas de robótica e inteligência artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.