Estudantes do IEMA iniciam estágio no TRE-MA

Jeyci Elizabeth

Alunos do IEMA assinam convenio de estagio no TRE

Alunos do IEMA assinam convênio de estágio no TRE

Após um longo período de expectativas para vivenciar uma das fases mais esperadas por aqueles que estão concluindo a formação como técnico em nível médio, estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), iniciaram estágio curricular no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), iniciativa que tem o objetivo de aproximar os alunos do mercado de trabalho. O convênio entre TRE-MA e IEMA ocorre desde 2016, mas foi interrompido em 2020 por causa da pandemia.

O atual contexto tem se consolidado como um grande desafio, principalmente para quem está na fase de conclusão de curso. A pandemia do Corona Vírus tornou necessária inúmeras adaptações para que a troca de saberes no ambiente escolar alcance bons resultados. Para o reitor Alex Oliveira a presença do aluno dentro da empresa é fundamental porque possibilita a consolidação do conhecimento adquirido ao longo da sua jornada como estudante do curso técnico, “a relação aluno, escola e estágio é uma relação extremamente fundante no processo da educação profissional em que o aluno aprende a teoria na prática, tem vivências nos laboratórios e realiza seu estágio no mercado de trabalho, tudo isso é muito importante para a formação do técnico de nível médio”, explicou.

De acordo com os termos do convênio assinado entre as partes, o estágio no TRE-MA vai aproximar da vivência profissional vinte e dois estudantes do curso técnico em Informática; cinco de Serviços Jurídicos e dois de Produção de Áudio e Vídeo até dezembro de 2021. Segundo Carolina Andrade, estudante do curso técnico em Informática da Unidade Plena São Luís é um momento muito aguardado, pois o cenário de pandemia poderia diminuir as chances de estagiar. “Quando confirmaram que seria possível usufruir dessa experiência, nós ficamos muito felizes. Minha expectativa está muito alta para conhecer o ambiente do TRE-MA, a rotina e também os profissionais que vão nos acompanhar ao longo desse processo”, disse.

A Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas promoveu encontro dos estudantes com o presidente, desembargador Joaquim Figueiredo, e com o diretor-geral Luan Matos. Após o momento de recepção, os alunos participaram de palestra ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação, Gualter Lopes, acerca da segurança do processo eletrônico de votação. “Então, eu posso dizer que nada fugiu do esperado, fomos acolhidos e apresentados ao presidente da instituição e além disso, tivemos um momento muito esclarecedor sobre o processo eleitoral, inclusive, eu particularmente gostei muito, porque ressalta a importância do nosso voto para as transformações sociais, sendo assim, posso dizer que o estágio no TRE-MA permite o contato palpável com urnas, manutenções e testes, acredito que minha experiência com o mercado de trabalho está sendo muito gratificante”, complementou a estudante Carolina Andrade.

Dentre as iniciativas utilizadas para colocar o assunto em pauta no IEMA, foi realizada a roda de conversa sobre estágio com Luciana Veiga, Psicóloga e Analista de Recursos Humanos Sênior da Vale, que dialogou com estudantes sobre aspectos comportamentais, propósito de vida relacionado tanto ao trabalho e a vida pessoal de cada um, além de abordagens que enfatizam as orientações sobre a importância de seguir os protocolos de segurança como manter o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

O TRE é parceiro do IEMA tanto no estágio como na vivência profissional, a exemplo disso, é realizado no período de férias a ação “Para Saber Mais”, um projeto em que os alunos vivenciam as primeiras experiências dentro da empresa durante uma semana. De acordo com Celso Luís Rodrigues, coordenador do Núcleo de Integração Escola-Trabalho do IEMA, a participação não é obrigatória até porque os alunos estão no período de férias, porém existe um número significativo de estudantes inscritos. “Nós começamos o teste com dez empresas, antes da pandemia tínhamos duzentos e setenta empresas interessadas em antecipar esse tipo de experiência aos nossos estudantes que, geralmente, acontece apenas no período do estágio. No entanto, em virtude da pandemia tivemos que parar, mas esperamos retomar também com essa ideia em 2022”, enfatizou.

O estágio no TRE-MA é considerado pelos estudantes como uma oportunidade de ouro e que renderá bons frutos à sociedade. Ao final, o aluno para ser aprovado deve apresentar um relatório de estágio, que será concluído no dia 17 de dezembro.