Formandos do IEMA UP Bacabeira agradecem ao Instituto

12 de janeiro de 2020

FORMATURA (1)Cento e trinta e seis alunos o IEMA – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – unidade plena de Bacabeira, colaram grau no início da noite da última quinta-feira (9). O grupo é composto por 69 alunos do curso técnico em administração, 36 de logística e 31 de mineração. A cerimônia de colação de grau reuniu a diretoria do IEMA (Jhonatan Almada – reitor -, Elinaldo Silva – diretor de Ensino -, e Gustavo Andrade – diretor de Planejamento), além de gestores, professores e familiares dos formandos. O sentimento de alegria, satisfação e gratidão tomou conta da escola.

Em seu discurso, Jhonatan Almada enfatizou que o IIEMA completou cinco anos dia 2 deste mês. Para Almada, que mencionou o compromisso do Governador Flávio Dino com a educação, foram cinco anos de muito esforço para tirar o projeto do papel e transformá-lo em uma instituição de resultados concretos capaz de resgatar a esperança das pessoas na escola pública. “Ao longo desses cinco anos temos tratado a educação de forma séria. Chegamos a 34 unidades espalhadas pelo Maranhão. A meta é que em 2022 sejam 100, para que todas as regiões do estado tenham um ponto de presença do IEMA e os jovens a oportunidade de fazer educação profissional, científica e tecnológica como oferecemos aqui.”

O reitor lembrou o objetivo do IEMA – que seus alunos sejam sujeitos autônomos, solidários e competentes – e falou do pioneirismo do Instituto. “Esta unidade é uma das pioneiras, ela é do período em que muitos pais não queriam matricular seus filhos porque não acreditavam na escola pública. Agora nosso seletivo de alunos é muito disputado.”

Bastante grata ao Instituto, onde fez o curso técnico em administração, a formanda Franciele Dias Lima – primeira “Reitora por um dia” do IEMA – afirmou pouco antes de colar grau que, se pudesse definir o Instituto em uma frase, diria que ‘ele é a escola da conquista, bem mais que da escolha’.

Com essa afirmação, Franciele traduziu o sentimento de gratidão da maioria dos formandos, em grande número egressos da rede pública municipal de ensino. Franciele lembra que eles tiveram suas vidas transformadas depois que entraram para a escola, pois o IEMA mostrou a cada um suas qualidades, os potenciais e os ajudou a desenvolvê-los. Para esses jovens, a formatura é a consolidação de um sonho.

“Quando iniciei aqui, sabia que começava uma nova fase da minha vida com o ensino médio. O que eu queria era uma escola de qualidade, onde poderia ver meus sonhos realizados e professores de qualidade. Tudo isso encontrei aqui. O IEMA significa muito pra mim. É onde realizei sonhos, fiz amizades, tive uma família. Ele não é apenas uma escola, é uma segunda casa”, enfatiza Dias.

Para o gestor administrativo financeiro da UP Bacaberia, Antônio José Lopes, o sentimento é de dever cumprido ao ver mais quatro turmas se formando. Antônio afirma que é uma luta árdua diária, não apenas da UP Bacabeira, e sim do IEMA como um todo, mas que ao final das contas é muito gratificante fazer parte desse projeto. “Eles saem daqui transformados, tanto socialmente quanto intelectualmente, com perspectiva profissional. O IEMA realmente transforma a vida desses alunos”, conclui.

Com um discurso de cerca de 20 minutos, a oradora da turma – representou os alunos das quatro turmas – expressou o sentimento de gratidão dos 136 formandos, que agradeceram aos pais e familiares, reitoria, diretorias, professores, ao Governo do Maranhão e a Deus. Uma das particularidades do discurso é que a turma afirmou que a formatura deles é única por causa das mudanças que estão ocorrendo. “Não fomos penas nós que mudamos nesses três anos, o mundo inteiro está mudando conosco. Mudança! Essa é a palavra. Pena que tudo passou tão rápido.”

A próxima formatura é dos alunos da UP Coroatá, agendada para o dia 17 de janeiro. No total, são cento e treze formandos. Eles concluíram o ensino médio e o técnico em agricultura, informática e zootecnia (avicultura). Desse número, 27 de agricultura, 62 do curso de informática e 24 de zootecnia (avicultura). O sentimento de realização e gratidão deve prevalecer!