Gestores das unidades plenas do Iema se reúnem para discutir desempenho escolar dos alunos

15 de maio de 2018

Na segunda-feira (14), os gestores das unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) se reuniram com a diretoria de Ensino (Diren), para discutir o desempenho escolar dos estudantes. Na oportunidade, estiveram presentes os gestores das unidades plenas de Axixá, Bacabeira, Brejo, Coroatá, Cururupu, Pindaré-Mirim, Presidente Dutra, Timon, Itaqui-Bacanga, Matões, Santa Inês, São José de Ribamar e São Luís.

Na programação os participantes conversaram sobre o quadro de monitoramento escolar, plano de nivelamento, metodologias de êxito, rendimento acadêmico e instrumentos pedagógicos.

“A reunião de alinhamento pedagógico integra o trabalho permanente do Instituto para monitorar e melhorar os indicadores de desempenho acadêmico dos estudantes. Essa reflexão embasa a tomada de decisões para garantir o direito de aprender que almejamos aos maranhenses”, afirmou o reitor do Iema, Jhonatan Almada quando iniciou o diálogo entre gestores e Diren.

Segundo o diretor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva essa foi a primeira reunião pedagógica com os 13 gestores das unidades plenas do Instituto para discutir especialmente os rendimentos acadêmicos relativos ao primeiro período do ano letivo de 2018. “A reunião foi de extrema importância porque fizemos um redimensionamento das ações voltadas para melhoria da aprendizagem dos estudantes. Por isso, avaliamos o desempenho de cada um dos alunos e unidade a fim de traçar um plano de intervenção para a melhoria do ensino aprendizagem”, afirmou.

Contribuindo com as informações passadas por Elinaldo, o gestor geral e pedagógico da UP de São José de Ribamar, Márcio Lopes finalizou destacando as principais ideias que saíram após o diálogo. “O foco da reunião foi analisar o desempenho dos estudantes e dentro desta perspectiva definimos que precisamos criar um plano de intervenções para cada componente curricular. Foi destacada a tutoria como uma metodologia de êxito, assim como também foi salientado que é necessário alavancar e organizar eventos, monitorias e acompanhamento individual dos alunos e familiares. Além disso, refletimos sobre a avaliação diagnóstica feita pela Diren”, contou o Márcio, acrescentando que os gestores estão cheios de boas ideias, pois a reunião proporcionou trocas de experiências positivas que enriquecem as unidades.