Governador Flávio Dino recebe delegações de robótica de estados que participaram do ITR 2019

2 de julho de 2019

DELEGAÇÕES DE OUTROS ESTADOS (3)Realizado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) nos dias 27, 28 e 29 de junho, o Torneio Internacional de Robôs (ITR) reuniu os mais variados sotaques com a vinda de 56 equipes de robótica de sete estados que disputaram em diferentes modalidades e trocaram experiências com as demais equipes presentes no evento. E foi para reconhecer e valorizar o empenho das delegações de robótica que o governador Flávio Dino recebeu equipes representantes do Amapá, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo no Salão de Atos do Palácio dos Leões na manhã ensolarada do último domingo (30).

Além de professores e alunos competidores, também esteve presente na reunião o diretor nacional do Torneio Internacional de Robôs, Luís Rogério, que comparou o conforto e a organização do evento gratuito a eventos que são pagos e caros. “Nós presenciamos um evento sério e acolhedor nos melhores padrões de acomodação que só existem quando as pessoas pagam muito caro. Prestigiar a educação como foi feito, com a delicadeza que existiu na final nacional de 2017, abriu portas para que outros professores pudessem engajar seus alunos a participar desses eventos”, disse o diretor relembrando a final nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) que o Instituto sediou há dois anos.

“É uma experiência incrível, aprendi coisas incríveis e é algo que vou levar pra minha vida”, Daniel Jacó é do Instituto Federal Sertão de Pernambuco, Campus Ouricuri, e gostou da experiência de participar do ITR 2019 realizado pelo Iema. Assim como Daniel, o Raul que é da cidade de Piraí, interior do Rio de Janeiro, também ficou feliz de ter participado do ITR e revelou que gostou do encontro com Flávio Dino. “É uma honra ser recebido pelo governador. Ele reconheceu nosso esforço, nosso estudo e foi um encontro muito legal, gostei bastante”, concluiu.

Nas redes sociais, o reitor do Iema, Jhonatan Almada, agradeceu ao governador Flávio Dino pela recepção das delegações e lamentou que são poucos os governantes que valorizam a educação tecnológica e científica.

Vinda de Chapecó, em Santa Catarina, a professora de robótica Nilceia elogiou o investimento do governo do estado na educação dos maranhenses. “Foi um evento maravilhoso. O apoio que o estado está dando à robótica é fantástico”, a professora ressaltou o carisma do governador durante a reunião. “Foi uma recepção muito carinhosa. O governador é carismático, atencioso com todos, ele nos recebeu e o estado do Maranhão nos recebeu muito bem. O Iema está de parabéns quanto à organização do torneio, foi muito bom participar”, concluiu elogiando o suporte do Instituto no ITR.

Para Flávio Dino, os torneios e competições são uma extensão da escola. “Nós sabemos que a educação não pode ser apenas a sala de aula, por isso acreditamos muito nos projetos educacionais como esses da robótica que, inclusive, temos incentivado muito no Iema”, disse.

O Torneio Internacional de Robôs é a última etapa do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), etapa estadual, seguido do TJR, etapa nacional.