Governo do Maranhão certifica alunos do Iema em Santa Luzia do Paruá

3 de dezembro de 2017

Com voz poderosa, após dizer que o Iema foi criado em 2015 pelo Governador Flavio Dino, o cerimonialista Leo do Vale pediu aos mais de 110 alunos que se juntassem aos seus padrinhos para dar início à cerimônia de certificação. O grupo foi certificado após concluir os cursos de apicultor, inglês básico e inglês intermediário. Foram cerca de três meses de estudo e mais de 160 horas de aula. A certificação em Santa Luzia do Paruá aconteceu nesta sexta-feira (1º de dezembro), às 19h30, no Centro Educacional Professor Cleubeto de Oliveira Mesquita.

Maria das Virgens Santos Veigas, coordenadora do Iema em Santa Luzia do Paruá, ressaltou que a certificação é um marco para a cidade. Pontou que foram três meses de muito trabalho, desafios e conquistas. “É uma grande satisfação para o município certificar estes formandos. O Iema é uma oportunidade para quem quer se qualificar no município.”

A certificação em Santa Luzia do Paruá contou com a presença do magnífico reitor do Iema, Jhonatan Almada. O reitor pontuou que o Instituto está crescendo a cada dia e se fortalecendo entre os maranhenses na região de Santa Luzia e anunciou que, em 2018, um curso na área da produção leiteira será ofertado na unidade. “O Maranhão precisava de um governador de coragem para investir em educação como o Governador Flávio Dino está fazendo. A educação é um investimento caro, de retorno de médio e a longo prazo, mas o governador Flávio Dino tem investido na educação. Hoje o Iema é referência nacional em robótica, por exemplo. Estou falando de apenas três anos de trabalho”, afirmou Almada, que ainda citou outros programas do Governo do Maranhão como o Mais asfalto, os hospitais regionais, o investimento em agricultura e em saúde.

Jhanatan Almada fez um agradecimento especial aos alunos e disse que o ‘o conhecimento que vocês adquiriram é um bem que ninguém poderá tomar’. O reitor pediu ao público que não esqueça a parceira da prefeitura com o Governo do Maranhão. “Onde o Iema tem parceria de verdade com a prefeitura acontecem coisas maravilhosas”.

José Plácido Souza de Holanda, prefeito de Santa Luzia do Paruá, disse que a cidade é a única cidade da região que tem uma escola de tempo integral e parabenizou ao deputado estadual Bira do Pindaré pelo trabalho que desenvolve na região.

Um dos mentores do Iema, Bira do Pindaré elogiou o trabalho realizado pelo Iema na cidade e falou da importância da escola técnica. Para o deputado, ‘quem faz um curso, um dia vai ajudar a cidade a se desenvolver’. “Estamos investindo nas pessoas, na educação. Isso não e visto por muitos como quem inaugura algo de cimento e instala uma placa. Mas foi o caminho da educação que proporcionou aos países mais desenvolvidos avançar.”

Bira afirmou que o Governo do Maranhão investe nos cursos vocacionais em Santa Luzia do Paruá, mas que logo o município contará com uma unidade permanente. “Vai começar com uma unidade vocacional, mas logo será uma unidade plena. O caminho é esse, temos de prosseguir.”

A vereadora Lucinete Costa, ‘Novinha’, agradeceu ao deputado Bira do Pindaré e ao reitor Jhonatan Almada pela parceria que resultou na certificação. Novinha agradeceu ainda ao prefeito Plácido Holanda e ao secretário adjunto André Bello. “Agradeço aos alunos que se empenharam com muito esforço e hoje estão aqui sendo certificados. Esta festa é o resultado do esforço de vocês”, disse a vereadora.

Celso de Souza Gomes (45 anos de idade), que é caminhoneiro, radicalizou e fez o curso de apicultura. Com o certificado em mãos, fez questão de afirmar que agora vai realizar o sonho de sua vida. “Eu dirigia, mas esperava uma oportunidade como esta. Vou trabalhar no campo. Já adquiri algumas caixas, agora em março vou começar a criar as abelhas”, disse o homem ao afirmar que é grato ao Governo do Maranhão.

Franck Wagner, do curso (25 anos de idade), do curso de inglês básico, contou que a certificação era um momento especial para ele. “Agora quando eu for apresentar o meu currículo, vou ter o inglês, que é muito importante para o mercado de trabalho”, disse Franck, que agradeceu ao prefeito municipal, ao deputado Bira do Pindaré e ao Governo do Maranhão pela presença do Iema em Santa Luzia do Paruá.