Governo do Maranhão inaugura unidade plena do Iema em Cururupu

31 de agosto de 2019

WhatsApp Image 2019-08-28 at 22.31.48O Governo do Maranhão inaugura na próxima semana, em Cururupu, uma unidade plena do Iema – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O ato está marcado para quarta-feira, dia 4 de setembro, no período da manhã.

Com uma área construída superior a 3.100 metros quadrados, a unidade é composta por bloco de sala de aula, biblioteca, refeitório, laboratórios, auditório e quadra poliesportiva coberta. A obra, que tem o padrão Iema de 12 salas de aula, todas climatizadas, está orçada em R$ 6 milhões. “Quando o recebemos, em 2015, estava totalmente abandonado. Em 2016 recuperamos tudo, sendo que toda a estrutura de sustentação teve de ser refeita por meio de intervenções do Iema”, revela Luiz Edmundo, supervisor de Infraestrutura educacional do Instituto.

Para o reitor do Iema, o professor Jhonatan Almada, a inauguração da unidade representa a expansão da oferta de educação profissional, científica e tecnológica no Maranhão. “Esse processo foi iniciado pelo governo Flávio Dino e tem obtido resultados expressivos junto à juventude e à sociedade que acolheu o projeto Iema e cada vez mais confia e demanda a instituição.”

Atualmente, 318 jovens estudam na unidade, que entrou em funcionamento em maio de 2018. A maioria é de Cururupu, mas há estudantes de Bacuri, Cedral, Central, Guimarães, Mirinzal e Serrano do Maranhão. Com o seletivo de alunos que será realizado no final de outubro, a estimativa do Iema é de que 417 alunos frequentem a unidade a partir de 2020. A gestora geral da unidade, a professora Marileide Costa, afirma que a inauguração é a realização de um sonho da juventude de toda a região.

O Governo do Maranhã deve inaugurar outras unidades do Iema ainda este ano. A previsão é de que as próximas a serem entregues são a de Presidente Dutra e a de Coroatá.