Governo entrega bloco com 12 salas de aula do Iema de S J de Ribamar

6 de agosto de 2019

RIBAMAR (1)Na manhã desta terça-feira, 6 de agosto, o governador Flávio Dino entregou à comunidade ribamarense o novo bloco de salas do Iema, ampliando de oito para doze o número de salas de aula da unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão em São José de Ribamar. No novo prédio, além das salas, estão o refeitório, a cozinha e banheiros. O evento foi marcado por bela acolhida ao governador, pela apresentação do projeto Geleitura e por testemunho de alunos.

Com entusiasmo, o govenador Flávio Dino afirmou que ‘na verdade vocês é que estão nos presenteando, mostrando a importância desse investimento e o tanto que ele muda a vida das pessoas’. “Estou feliz por ver a alegria de vocês. Já inaugurei centenas de obras, mas nada aquece tanto o coração e a alma e alimenta nossa esperança do que inaugurar uma escola como esta do Iema”, disse o governador, que cumprimentou colegas professores, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o reitor do Iema, Jhonatan Almada, e os estudantes, a quem o chamou de ‘essência da escola’. “De fato vocês são a alma da escola e estou feliz de ver que estão aqui cheios de animação para estudar e aprender.”

Na opinião do reitor do Iema, Jhonatan Almada, a relevância do evento desta terça em São José de Ribamar está em poder possibilitar que mais jovens da região possam cursar uma educação técnica de nível médio em tempo integral. Para o reitor, a ampliação significa mais oportunidades, mais jovens dentro da escola, tendo como construir seus projetos de vida. “A partir desse novo bloco, com 12 salas de aula e refeitório, atenderemos 480 jovens que farão um dos quatro cursos oferecidos nessa unidade”, ressalta Almada.

Alunos do terceiro ano da unidade, Hilquias Maciel e Vanessa Alves lembram que passaram dois anos estudando no bloco com poucas salas de aula. Eles recordam que com a chegada de novos alunos, cada vez mais faltava espaço na sala. “Esse bloco nos estimula a estudar, dedicar mais, porque a gente vê que tem uma escola com uma estrutura adequada. Temos a oportunidade de desenvolver nossas habilidades, aprender coisas novas em uma escola com ótima estrutura. Tudo isto nos motiva a estudar mais, a estar na frente no que diz respeito à educação”, disse Hilquias.

Embora estivesse na festa da inauguração do bloco de 12 salas, Vanessa Alves não esconde que vai sentir falta dos amigos e da equipe da escola. “Aqui a gestão está sempre com os alunos, motivando. Vamos sentir falta do acolhimento e de todo o modelo pedagógico da escola porque o Iema é, de fato, uma escola diferenciada das demais.”

Gestor pedagógico da UP São José de Ribamar, o professor Rodrigo do Norte afirma que a educação no Iema por si só já é motivadora, mas com a ampliação os professores já perceberam que os alunos ficaram bem mais motivados. “Agora temos uma escola plena, com bom espaço. A gente espera colher o resultado em números, seja em aprovação no Enem, em vestibulares ou em índices. Vamos continuar o trabalho que já vem sendo feito para destacar ainda mais a Rede Iema na educação do estado.”

História

A história do Iema de São José de Ribamar começa com a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada – FICs entre 2015 e 2016. É só em 2017 que a unidade vocacional dá lugar à plena.
Inicialmente eram apenas quatro salas de aula. Foram ofertadas 160 vagas. Em 2018, outra oferta de vagas e a unidade chegou a 254 alunos. Como eram apenas oito salas de aula, em 2019 não houve seletivo de alunos para a UP S J de Ribamar.
Entre outubro e novembro o Iema deve realizara seletivo para vagas de alunos para a unidade plena de São José de Ribamar.