Governo inaugura unidade plena do Iema em Timon

6 de abril de 2017

Mais qualificação profissional aliada a uma educação técnica de qualidade, integrada ao ensino médio, em uma escola de tempo integral, isso é o que receberá oficialmente o município de Timon e regiões vizinhas no próximo sábado (8), ás 10h, com a inauguração da sétima unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). A cerimônia contará com a presença do governador Flávio Dino, dos secretários Jhonatan Almada, da Ciência e Tecnologia, e de Clayton Noleto, da Infraestrutura.

A unidade de Timon já está em funcionamento desde o início do mês de março com os cursos de equipamentos biomédicos, serviços jurídicos e informática biomédica. Os cursos foram escolhidos durante audiência pública em que a população do município e da região pôde se manifestar sobre quais as áreas onde existem mais demandas de trabalho e emprego.

“A abertura das sete unidades do Iema significa que a rede de educação profissionalizante do Maranhão caminha para sua consolidação com essa ampliação de vagas e abertura de novas unidades. Isso é extremamente importante porque o Iema é uma instituição de educação criada pelo governador Flávio Dino com o objetivo de democratizar o acesso à educação profissionalizante”, enfatizou Jhonatan Almada, que é responsável pelo projeto de implantação das unidades.

A meta do governo é entregar 23 unidades do Iema até o final de 2018. “Dessa forma nós acreditamos que estaremos contribuindo para formar uma nova geração de maranhenses com mais qualidade e com maior possibilidade de geração de emprego e renda”, acrescentou o secretário, destacando que o grande diferencial do Instituto é a oferta de curso técnico de tempo integral.

INVESTIMENTO

São quase R$10 milhões investidos nas obras de adequação dos prédios para receber as novas unidades do Iema. Em alguns casos, como Timon, o prédio já existia, mas estava com obras paradas há mais de cinco anos, sendo retomadas pela Secretaria de Infraestrutura. Cada Iema tem capacidade para receber 160 alunos, o que significa a ampliação de quase três vezes o número de vagas no Instituto. As escolas contam com salas de aulas bem equipadas, laboratórios, refeitórios, quadra, biblioteca, auditório e receberam melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas, sanitária, de combate a incêndio e adequação e reconstrução do telhado e do piso.

“São escolas de ensino técnico profissionalizante que aproveitam as vocações econômicas de cada região e contribuem para que os jovens tenham acesso ao conhecimento científico, técnico e profissionalizante. Dessa maneira, com esse planejamento que está sendo executado, o Governo do Maranhão tem dado avanços significativos e que cada vez mais, no futuro breve, serão melhores identificados pela população do nosso estado”, disse o secretário.

SERVIÇO

O QUÊ: Inauguração do Iema de Timon;
QUANDO: Próximo sábado (8), ás 10h;
LOCAL: Rua 22, Quadra 14, Lotes 1 a 28, Parque Sete Estrelas.