História de Estudante: Rynalde Gabriel

28 de abril de 2021

Hoje é o dia Mundial da Educação e nós vamos iniciar a coluna História de Estudante. O Rynalde Gabriel, aluno egresso da UP PINDARÉ-MIRIM, escreveu sobre sua trajetória e nos enviou um corajoso depoimento. Acompanhe! O próximo pode ser você!

Rynalde Gabriel Silva Serejo, 17 anos

Um diploma como um passaporte para novos voos

Meu nome é Rynalde Gabriel Silva Serejo, estou aqui para compartilhar com vocês um pouquinho da minha trajetória como estudante. Concluí o curso Técnico em Meio Ambiente na UP Pindaré-Mirim e vou estudar Engenharia da Computação no IFMA de Santa Inês. Eu nasci no município de Monção-MA. Tenho uma família pequena composta por minha mãe Edneide, meu pai José Reinaldo e minhas irmãs Hévila e Hádila. Minha família desempenha um papel muito importante no meu projeto de vida, é nela onde encontro motivação para continuar em frente.

Minha mãe e meu pai são professores, apesar disso, aprendi desde muito cedo a ser independente em relação aos estudos. Eu sempre estudei em escolas públicas, e mesmo diante de tantas dificuldades, nas escolas que frequentei haviam profissionais qualificados e que acreditavam na educação para transformar a realidade. Todos os meus professores deixaram ensinamentos que levo comigo até hoje. Vivências que contribuíram para eu me tornar um aluno movido pela curiosidade de saber o porquê das coisas, o motivo delas acontecerem, isso me instiga a pesquisar mais sobre determinado assunto.

O Ensino Médio é um desafio constante, por isso ter amigos e pessoas com quem você pode contar é significativo. Agradeço a todos os colegas de classe especialmente aos meus amigos Maurício, Luiz Felipe e Moysés Boanerges, sem eles o desafio seria ainda maior. Pensei em desistir algumas vezes, mas saber que existem pessoas torcendo por mim, me fazia pensar que eu não podia decepcioná-las e, principalmente, não poderia desistir dos meus sonhos.

Aos meus colegas, peço que não desanimem, às vezes acabamos nos comparando com os outros, o que resulta em frustrações. Seguir o próprio caminho fará de você grande, se preferir ir por onde as outras pessoas querem que você vá é o mesmo que se colocar em moldes. Os grandes nomes que mudaram o mundo seguiram caminhos diferentes de todos, muitas vezes foram chamados de loucos e “sem futuro”, não desistir é a chave.

Começo de tudo: aulas de robótica.

Espero que a próxima etapa seja ainda mais desafiadora, aprendi que viver na zona de conforto não me leva a lugar algum. Todo mundo tem medo do desconhecido, não sei como será, quais desafios virão ou o que pode realmente acontecer, é tudo muito incerto, isso me deixa com receio, mas acredito que conseguirei passar por tudo. Antigamente meu sonho era trabalhar como programador, hoje é um sonho realizado, mas é claro que tenho outros objetivos. A minha missão aqui é ajudar as outras pessoas usando minhas habilidades, seja criando coisas novas ou aperfeiçoando as já existentes. Meu destino é muito incerto, quero ir até onde eu consigo.