Professor Honoris Causa

Zeca Baleiro

Zeca BaleiroZeca Baleiro nasceu em 11 de abril de 1966 em São Luís do Maranhão. Começou a carreira participando de festivais e compondo música para teatro infantil nos anos 80. Ao longo destes vinte anos, lançou dez discos de estúdio, cinco cds ao vivo, nove dvds e vários projetos especiais, em que se destacam o disco em parceria com a poeta Hilda Hilst, Ode descontínua e remota para flauta e oboé – de Ariana para Dionísio; Café no Bule, cd em parceria com Paulo Lepetit e Naná Vasconcelos; e Zoró, projeto para crianças que inclui o cd Zoró, um aplicativo e o dvd de animações A Viagem da Família Zoró. Também comandou o programa de tv Baile do Baleiro, que estreou em 2016 no Canal Brasil e terá nova temporada em breve. Há dez anos mantém o selo Saravá Discos, por onde tem lançado discos de perfil alternativo.

 


Rogério de Mesquita Teles

Rogério de Mesquita TelesRogério de Mesquita Teles – Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), campus São Luís/Monte Castelo, desde 1996. Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Especialista em Educação Ambiental e Gestão Participativa em Recursos Hídricos pelo Ifma e também em Administração Escolar pela UNIVERSO-RJ. Graduação em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Ufma. Foi diretor de Ensino Técnico do Campus São Luís/Monte Castelo do Ifma, de janeiro de 2011 a setembro de 2016. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de Química de Produtos Naturais, Ensino de Química, educação Ambiental e Educação Profissional e Tecnológica.

 

 

 


Joana D’Arc Félix de Sousa

Joana D'Arc Félix de SouzaJoana D’Arc Félix de Sousa (Franca, 22 de outubro de 1963) é uma química, professora e cientista brasileira. Ganhadora de 82 prêmios na carreira, com destaque para o prêmio Kurt Politizer de Tecnologia de “Pesquisadora do Ano” em 2014. É docente e pesquisadora na Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, em Franca, cidade do interior de São Paulo. Atua em pesquisas envolvendo reaproveitamento e aplicação de couro e pele suína entre outros.
Filha de empregada doméstica e de um profissional de curtume, aprendeu a ler aos 4 anos de idade. Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Torquato Caleiro. Influenciada pelo trabalho do pai, optou pelo curso de Química, sendo admitida na Universidade Estadual de Campinas em 1983.
Continuou seus estudos na Unicamp, onde cursou mestrado e doutorado, este último concluído em 1994.

 


Jacky Baltes

BaltesProfessor da Universidade Normal de Taiwan e Presidente da FIRA World Cup.
After 14 years, a new location and new position – seems like a good time to have a new home page as well. In the spring of 2016, I have started working at the National Taiwan Normal University (NTNU) in Taipei, Taiwan. I am a professor in the Department of Electrical Engineering. My interests are Robotics, Artificial Intelligence, Planning, Machine Learning, and Distributed Processing. In my spare time, I am trying to learn Mandarin Chinese. I enjoy many types of sports, including volleyball, basketball, aikido, tennis, badminton, soccer, and ice hockey. I also have a PPL, but unfortunately Taiwan does not allow general aviation, from what I can tell.

 

 



Fernando Ribeiro

Antonio Fernando Macedo Ribeiro. 20140324142609_FernandoRibeiroNascido em Guimarães (Portugal) em 1966, licenciou-se em Informática em 1988 na Universidade Portucalense onde ficou a leccionar durante 3 anos. Em 1991 foi para Inglaterra onde tirou o Mestrado em Robótica Industrial na Universidade de Cranfield, sendo a sua tese relacionada com visão por computador. Também em Cranfield tirou o seu Doutoramento na área da Robótica Industrial e Sistemas Avançados de Manufactura, tendo desenvolvido duas células robóticas para a Rolls Royce Aerospace Group, para fazer prototipagem rápida usando soldadura. Voltou para Portugal em 1995, onde se tornou docente da Universidade do Minho no Departamento de Electrónica Industrial em Guimarães. Professor Associado desde 2003, foi Diretor-Adjunto do Centro de Investigação Algoritmi entre Janeiro de 2006 e Novembro de 2010. Fez a sua agregação em Setembro de 2012. Desde Janeiro de 2013 é Director do Departamento de Electrónica Industrial. Leciona várias disciplinas relacionadas com robótica, automação e programação. Criou o Laboratório de Robótica na Universidade do Minho, e é responsável por vários projetos de Robótica Móvel e Autónoma, destacando-se o desenvolvimento de uma equipa de futebol robótico que participa no RoboCup desde 1999, um robô autónomo para apanhar bolas de golfe em driving ranges, uma cadeira de rodas omnidirectional. Organiza ainda a RoboParty desde 2007 que recebe centenas de jovens que aprendem a construir um robõ móvel. Faz ainda serviço de voluntariado vário, nomeadamente a adaptação de brinquedos electrónicos para crianças com paralisia cerebral.

Fundou uma empresa integradora de sistemas robóticos industriais, spin-off da Universidade do Minho, chamada SAR – Soluções de Automação e Robótica, Lda. Preocupa-se ainda com a dinamização e divulgação da robótica principalmente junto dos mais novos através de visitas a escolas, fomentação de clubes de robótica, organização de eventos (três edições do Festival Nacional de Robótica), RoboParty (já na sua 10ª edição em Portugal e 2ª no estrangeiro), etc. Pertenceu a vários comités do RoboCup (técnico, executive) e agora é Trustee do RoboCup.

As suas principais áreas de investigação centram-se em Robótica Móvel e Autónoma, Simulação de robôs, Processamento de Imagem, Programação e Optimização de código, e Protipagem Rápida.


Tânia Bacelar

image

Tânia Bacelar de Araújo. Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti do Recife (1966), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1967), Diploma de Estudos Aprofundados – D.E.A. pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (1977) e doutorado em Economia Pública, Planejamento e organização do espaço pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (1979). Exerceu vários cargos públicos e atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, sendo também sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento. Economista da SUDENE (20 anos) tendo sido Diretora de Planejamento Global (1985/86),  Secretária de Planejamento de Pernambuco 1987/88,  Secretária da Fazenda de Pernambuco 1988/1990,  Diretora do Departamento de Economia da FUNDAJ 1990 /1995, Secretária de Planejamento,Urbanismo e Meio Ambiente do Recife 2001/2002,  Secretária Nacional de Políticas Regionais pelo Ministério da Integração Nacional 2003, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Recriação da SUDENE e da SUDAM 2003.

 


Marcelo Viana

Marcelomedio

Marcelo Miranda Viana da Silva. Nasceu no Rio de Janeiro e cresceu no norte de Portugal, onde concluiu a graduação em matemática pela Universidade do Porto em 1984. Regressou ao Brasil para fazer o doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tendo obtido o respectivo grau em sistemas dinâmicos em 1990. Atualmente é pesquisador titular e diretor-geral do IMPA, bolsista de produtividade 1A do CNPq e membro do comitê executivo e tesoureiro do Conselho de Matemática das Américas. Foi membro do conselho deliberativo do CNPq, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), vice-presidente da União Matemática Internacional (IMU), coordenador cientifico da União Matemática da América Latina e do Caribe (UMALCA), diretor adjunto do IMPA, membro do comitê executivo da IMU, coordenador do comitê assessor de matemática e estatística no CNPq (por duas vezes), representante da área de matemática, probabilidade e estatística na CAPES e na FAPERJ, chefe do escritório regional na América Latina da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), vice-presidente da SBM e presidente do conselho gestor do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Seu trabalho como pesquisador em matemática está centrado nas áreas de sistemas dinâmicos, teoria ergódica e teoria das bifurcações. Orientou 37 doutores e 19 mestres. É editor de diversas revistas de circulação internacional, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS e membro correspondente das Academias de Ciências de Portugal e do Chile. Foi distinguido pela presidência da república com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2000, e com o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Educacional, em 2018. Foi o primeiro brasileiro convidado a proferir palestras plenárias no Congresso Internacional de Física Matemática, em 1994, e no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), em 1998. Também proferiu palestra por convite no ICM de 1994 e palestra plenária no Congresso Latino-americano de Matemáticos de 2012. Ganhou o Prêmio TWAS em 1998, o Prêmio UMALCA em 2000, o Prêmio Ramanujan do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) em 2005, o Prêmio Universidade de Coimbra em 2007, o Grande Prêmio Científico Louis D. do Institut de France em 2016 e o Prêmio Anísio Teixeira da Educação Básica também em 2016. Juntamente com Hilário Alencar, idealizou e liderou o PROFMAT. Criou as Jornadas Nacionais de Iniciação Científica do IMPA e o programa Integrando a Amazônia da SBM. Preside o comitê organizador do Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018, que será realizado no Brasil de 1 a 9 de agosto de 2018. Concebeu e lidera o projeto do Biênio da Matemática 2017-2018 (Lei 13.358 de 7 de novembro de 2016)


 

F-QbW8m4

Ubirajara do Pindaré Almeida Sousa

é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestre em Políticas Públicas pela mesma Universidade. Bancário e advogado. Deputado estadual no segundo mandato. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Delegado Geral do Trabalho no Maranhão e Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. Reitor do IEMA de 27/05/2015 a 14/03/2016.

 

 

 

 

 


Raimundo Palhano

RAIMUNDO-PALHANO

Graduado em Ciências Econômicas pela UFMA (1972), Especialista em Administração Pública pela UEMA, (1975), em Planejamento do Desenvolvimento pela UFPA, (1983) e Economia do Setor Público pela Unicamp (1989). Realizou capacitação e aperfeiçoamento em Planejamento Educacional (Universidad Central de Las Villas, Cuba, 1987), Sociedade e Política no Brasil Contemporâneo (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ, 1986) e Planejamento e Gestão do Ensino Superior (Iowa State University, EUA, 1976). Participante de intercâmbios internacionais sobre planejamento e educação nos Estados Unidos, Cuba, Venezuela, Chile e França. Mestre em História, concentração em Urbanização e Industrialização pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro-UFF (1987).

 


Rossini Corrêa

13668992_123166824790238_8839987270210406595_n

É maranhense de São Luís, nascido em 08 de setembro de 1955. Dedicado aos estudos jurídicos, teológicos, filosóficos e sociais, Rossini Corrêa – que participou de seminários jurídicos na Pontifícia Studiorum Universitas Urbaniana, no Vaticano e na Libera Università Maria Santíssima Assunta, em Roma, bem como na Universität Hamburg, na Alemanha e na L’Ecole Nationale de la Magistrature à Paris e de conferência na Sultan Qaboos University, do Sultanato de Oman – possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), Mestrado em Ciência da Religião pelo Instituto de Ensino Superior Evangélico (1998), Mestrado em Direito Canônico pela Faculdade Teológica Panamericana (1998), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Doutorado em Teologia ThD, pela Faculdade de Teologia Antioquia Internacional (1998), em Theology, pela Antioch Christian University, em Sociologia, pela Universidade de Brasília (1987), Doutorado e Pós-Doutorado em Direito Internacional, pela American World University (2002 e 2008).

 


João Batista Ericeira

ericeiraMestre em Direito de Estado pela Universidade de Brasília, profissional nacionalmente respeitado e cultivador de notáveis conhecimentos nas

áreas de História e Ciências afins. É Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, Vice-Diretor-Geral da Escola de Formação de Governantes do Maranhão, Vice-Diretor da Associação Brasileira de Advogados Eleitorais (ABRAE), Presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA/Seccional Maranhão), Presidente da Associação Maranhense de Advogados – AMAd, Diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Maranhão e sócio majoritário do escritório “João Batista Ericeira Advogados Associados”. É também membro do Instituto dos Advogados do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Coordenador do Núcleo de Ciência Política do Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública-CECGP.Foi membro do Conselho Consultivo e Secretário-Geral da Escola Nacional de Advocacia, do Conselho Federal da OAB, Vice-Presidente do Conselho Editorial e da Comissão de Defesa da República e da Democracia, da OAB-MA, Presidente da Seccional maranhense do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito, Diretor da Revista da ENA, membro do Conselho Estadual de Trânsito e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Maranhão.

 


Simon Schwartzman

Simon

Simon Schwartzman, nascido em Belo Horizonte é pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade no Rio de Janeiro. Foi, entre 1994 e 1998, Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, entre 1999 e 2002, diretor para o Brasil do American Institutes for Research.

Estudou sociologia, ciência política e administração pública na Universidade Federal de Minas Gerais (1961); tem um mestrado em sociologia pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), Santiago do Chile (1963); e Ph.D. em ciência política pela Universidade da Califórnia, Berkeley (1973).  Foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo sido

afastado pelo golpe militar de 1964 e reintegrado em 2000, quando se aposentou.


Fernando Haddad

fernando_haddad_0Nascido em São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1963. Bacharel em Direito, Universidade de São Paulo, 1985. Especialização em Direito Civil. Mestre em Economia, Universidade de São Paulo, 1990. Especialização em Economia Política. Doutor em Filosofia, Universidade de São Paulo, 1996. Professor de Teoria Política Contemporânea no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo. Analista de Investimento do Unibanco. Consultor da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe). Chefe de Gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Município de São Paulo. Secretário Executivo do Ministério da Educação. Ministro de Estado da Educação de 2005-2012. Prefeito de São Paulo de 2013-

2016.


Cláudia Maria Costin

CLaudiaCostinPossui graduação em Administração Pública pelo Fundação Getúlio Vargas-SP(1978) e mestrado em Economia Aplicada a Administração pelo Fundação Getúlio Vargas – SP(1986). Atualmente trabalha para o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) e é professora na Fundação Getúlio Vargas. Foi Diretora Sênior para Educação no Banco Mundial de julho de 2014 a junho de 2016. Antes de ingressar no Banco Mundial em julho de 2014, Cláudia Costin, cidadã brasileira, foi Secretária da Educação da Cidade de Rio de Janeiro. Sob sua direção os resultados da aprendizagem aumentaram 22% na cidade. Implementou também o programa Primeira Infância, trabalhando entre os setores com a Secretaria da Saúde e a Secretaria de Proteção Social. Cláudia foi Vice-Presidente da Fundação Victor Civita, dedicada a melhorar a qualidade do ensino público. Acreditando no poder transformacional da educação, ajudou a criar o movimento da sociedade civil Todos pela Educação de cuja Comissão Técnica é membro. Convencida de que a motivação dos professores é crítica para a aprendizagem real, Cláudia mantém contato com milhares de professores pela mídia social. Entre seus cargos anteriores figuram Secretária da Cultura do Estado de São Paulo e Ministra Federal, Administração Pública e Reforma Estadual. Foi também Secretária Executiva do Instituto Hélio Beltrão e Diretora Executiva da Promon Intelligens. Anteriormente foi Gerente Setorial de Redução da Pobreza e Gestão Econômica para a América Latina e o Caribe do Banco Mundial. Foi também assessora de vários governos africanos em política pública e modernização estatal. Cláudia exerceu cargos acadêmicos na Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fundação Getúlio Vargas, INSPER Instituto de Educação e Pesquisa e École Nationale d’Administration Publique (ENAP) de Québec, Canadá. Tem Mestrado em Economia pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.


Roberto Átila Amaral Vieira

Encontro com Roberto Amaral, líder do PSB Dilma Rousseff durante o encontro com Roberto Amaral, líder do PSB. Brasília - DF, 13/10/2014. Foto: Ichiro Guerra/ Dilma 13

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1964). Bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1965). Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professor titular – Faculdades Hélio Alonso. Ex-professor da UFRJ, ex-diretor-geral da Binacional Alcântara Cyclone Space e ex-Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia. (2003/2004). Membro do Conselho Deliberativo do BNDES e do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Editor da revista Comunicação&política do Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: política, comunicação, Brasil, democracia, ciência, ciência&tecnologia e estratégia.


 Affonso Beato

Beato o tempo

Nascido no Rio de Janeiro, Brasil. Cidadão americano, morando em Santa Monica, CA, EUA. Bacharel em Belas Artes. Dirigiu cinco documentários. Experiência de trabalho nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Escócia, Irlanda, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Bélgica, Israel, Jordânia, Grécia, México, Brasil, Colômbia, Chile, Bolívia, Argentina, Venezuela, Porto Rico e Cuba. Perfil completo em http://www.affonsobeato.com/