Ibutumy – Sistema de Gestão Acadêmica do Iema – é tema de formação promovida pela Secti

13 de julho de 2017

IbutumyGESTORESSecretários escolares e técnicos de informação das unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) participaram de uma formação, durante a manhã desta quinta-feira, na sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) visando aperfeiçoar e inovar a operacionalização e informatização das unidades plenas do Iema, tornando o trabalho mais ágil e eficiente.

“O objetivo principal é para que os secretários escolares e técnicos em informação possam conhecer as atualizações e inovações do sistema de Gestão acadêmica do Iema, no intuito de promover um trabalho dinâmico, eficaz e de qualidade juntamente com os alunos e todo o Instituto”, comentou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

De acordo com o pró-reitor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, a reunião teve como objetivo apresentar alterações e modificações realizadas no sistema Ibutumy (Sistema de Gestão Acadêmica do Iema). “Mostrar para as secretárias e técnicos de informação todas estas ferramentas que estão à disposição das unidades plenas, a fim de facilitar o trabalho das secretárias escolares, gestores e da instituição em geral, agilizando e desenvolvendo um trabalho mais eficiente e eficaz”, explicou.

“Serão acrescentadas novas funcionalidades para as secretárias escolares utilizarem, com isso conseguirão realizar diversas operações como matrículas, requerimento, entre outros. Outra novidade será o acesso do aluno, no próximo semestre, ao sistema. Haverá uma senha, com ela o aluno conseguirá acessar notas, frequência, planos de ensino. Tudo relacionado à sua vida escolar”, disse o coordenador de administração acadêmica Nélio Augusto Souza, ao acrescentar que no próximo semestre vai ser comunicado aos alunos que os secretários e técnicos de informação estarão à disposição para dar todo suporte necessário para a utilização do sistema.

A secretária escolar Antônia Rocha, da unidade plena de São Luís, ressaltou que reuniões como estas são de extrema relevância, pois é uma oportunidade de conhecer o sistema e todas as suas funcionalidades e também tirar dúvidas com os colegas presentes. “Apesar de conhecer o sistema eu não fazia ideia de tantos recursos que eu poderia utilizar, muitas operações ainda eram manuais. Por exemplo, relatórios, declarações, termos de transferências, etc. Agora vai ter um padrão no sistema, isso facilita nossa vida profissional, pois a partir deste treinamento, aprendendo passo a passo as ferramentas e como utilizá-las, vamos ganhar tempo ao exportar um documento, ao invés de redigir”, pontuou.

Para o técnico de informação Marcelo Lima, todas as reuniões promovidas pela Secti, conforme cada área, tem grande importância, pois oferece a cada profissional o aperfeiçoamento e sincronização das atividades desenvolvidas em nas unidades plenas do Iema. “Hoje estamos conhecendo mais ferramentas relativas a secretárias escolares e também sobre o sistema de consulta que vai ser lançado no próximo semestre e será de uso exclusivo do aluno. A plataforma será de fácil manuseio e individual, onde ele poderá acessar todas as suas informações a qualquer momento até do próprio celular ”, finalizou.