IEMA, 5 ANOS DE INOVAÇÃO

31 de janeiro de 2020

IEMA, 5 ANOS DE INOVAÇÃO

Jhonatan Almada, Reitor do IEMA e membro da Rede de Especialistas em Política Educativa da UNESCO/IIPE
A inovação é uma marca importante nestes 5 anos de Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA. Está presente desde o currículo até os espaços físicos em que desenvolvemos nossa ação educativa. Quando estabelecemos nossos valores, a inovação está inscrita como um deles, nos mobiliza para o novo.

Empreendedorismo e inovação fazem parte do currículo do IEMA desde 2016. Esse componente curricular propicia aos estudantes o aperfeiçoamento das habilidades e competências para empreender, abrir sua própria empresa, iniciar sua start-up.

Na mesma linha, a robótica educacional está em nosso currículo desde 2018 e nos tem trazido premiações nacionais e internacionais como Copa Mundial de Robótica, Torneio Juvenil de Robótica, Torneio Internacional de Robôs, Olimpíada Brasileira de Robótica e Robô Party.

O IEMA é uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica, portanto, o vínculo com o mundo do trabalho e a produção de conhecimento são imprescindíveis.

O FabLab é um desses exemplos. Inauguramos o primeiro FabLab do IEMA, com apoio da empresa Vale e da Fundação Sousândrade, investimento de mais de 200 mil reais. O FabLab é um laboratório de fabricação que oportuniza o desenvolvimento da cultura maker, do empreendedorismo e da inovação.

Fomos credenciados na Rede Global de FabLabs, gerida pela Fablabs.io e The Center for Bits and Atoms do MIT-Massachusetts Institute of Technology. Somos o único do Maranhão que integra essa rede global e um dos 107 de todo o Brasil.

Isso nos coloca em contato com 1 mil FabsLab de mais de 40 países do mundo, envolvendo professores, pesquisadores, empreendedores, inventores, estudantes e amadores, instituições de pesquisa, inovação e empresas.

Estamos implantando os Espaços Maker nas unidades de Bacabeira, Pindaré-mirim, Santa Inês e São Luís Centro. O Espaço Maker do IEMA São Luís já foi concluído. O objetivo é disponibilizar equipamentos avançadas para a comunidade escolar desenvolver a cultura maker, o fazer com as próprias mãos, solucionando problemas e gerando inovações tecnológicas ou sociais.

Todos os anos lançamos o edital Inova IEMA para identificar e premiar boas práticas pedagógicas e de gestão. Os projetos apresentados sempre surpreendem como o uso de robótica educacional no trabalho com educação especial, ensino de física com histórias em quadrinhos, análise da flora do entorno das unidades, formas criativas de transparência na gestão escolar, mobilização comunitária e ludicidade para melhorar o aprendizado.

O banco de boas práticas do Inova IEMA está disponível em nosso site na internet, qualquer pessoa interessada pode conhecer e se inspirar.

Entendemos que é fundamental fazer o conhecimento circular, não queremos guardá-lo a sete chaves nos armários empoeirados, por isso, o IEMA tem na inovação um dos seus valores mais relevantes.