IEMA certifica estudantes em Programa Pós-Médio

27 de dezembro de 2021

WhatsApp Image 2021-12-27 at 16.31.02Cerca de 300 estudantes receberam o certificado do Programa Pós-Médio, ofertado pelo IEMA para quem concluiu o ensino médio técnico, na região metropolitana de São Luís. A cerimônia ocorreu no auditório do IEMA Pleno São Luís, com a presença do diretor-geral Alex Oliveira, da diretora-adjunta Pedagógica Monica Piccolo, da Coordenadora Pedagógica dos Cursos Pós-Médio, Dayse Martins, do deputado federal Bira do Pindaré, dentre outros. A iniciativa visa à formação contínua de estudantes egressos do IEMA e de outras instituições com ensino profissionalizante, como IFMA, Florence, no caso das privadas, além de fomentar o aperfeiçoamento de suas competências profissionais . Por meio do programa Bolsa Formação, o  Pós-Médio é composto por professores que já estão nas Unidades Plenas.  Além disso, a VALE doou recursos para aquisição de 16 laboratórios dos IEMAs Plenos São Luís Centro, Santa Inês e Itaqui-Bacanga.

Ao todo foram criadas 300 vagas entre os 15 cursos dos eixos de ambiente e saúde, processos industriais, gestão e negócios, informática, controle e processos industriais. Com grade curricular dividida entre teoria e prática, as aulas aconteceram duas noites da semana: às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, totalizando carga horária de 40 horas. Os cursos ocorreram em seis IEMAs Plenos da Grande São Luís: Itaqui-Bacanga, São Luís – Centro, Bacelar Portela, Gonçalves Dias, Rio Anil e São José de Ribamar.

O programa Pós-Médio foi necessário, especialmente para estudantes do nível médio, afetados pela pandemia do novo coronavírus em 2020 e 2021, que por medidas de segurança, tiveram aulas remotamente, interferindo no aprendizado prático. Com o programa, os alunos puderam retornar e vivenciar o laboratório com aulas que desenvolvam experiências técnicas, como processos de soldagem e usinagem, a utilização da Língua Brasileira de Sinais como forma de promoção da acessibilidade, a utilização dos recursos do HTML,  entre outras ementas curriculares distribuídas nos diferentes eixos de conhecimento dos cursos.

WhatsApp Image 2021-12-27 at 16.31.00 (1)Segundo a Coordenadora Pedagógica dos Cursos Pós-Médio, Dayse Martins, alunos relataram sobre a importância do pós-médio ao trazer segurança profissional. “A gente teve um relato de uma aluna de São José de Ribamar que foi chamada pela Vale, porque tinha o curso de eletroeletrônico, mas ela não assumiu, porque não sabia fazer soldagem, pois quando fez o curso, ela fez remoto e não teve aula prática, então não se sentiu segura. E agora ela fez o pós-médio em tecnologia da soldagem e estava se sentindo preparada”.