Iema conquista medalhas na Olimpíada Brasileira de Foguetes

6 de novembro de 2018

MobFog (2)Os estudantes da unidade plena de Axixá do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia e Inovação (Iema) conquistaram medalhas de ouro durante a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG), realizada no Vale do Piraí – Rio de Janeiro. Na oportunidade, as unidades plenas de Bacabeira e São José de Ribamar também conquistaram medalhas de prata e menção honrosa na competição que contou com 47 equipes de todo o Brasil.

O evento aconteceu entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. O foguete da unidade plena de Axixá atingiu 188,4m e levou a equipe ao mais alto espaço no pódio conquistando a medalha de ouro. A equipe de Bacabeira conquistou a medalha de prata com a marca de 73,8m, e a unidade plena de São José de Ribamar recebeu menção honrosa atingindo 50m.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, a conquista consolida o trabalho desenvolvido no Iema. “Comemoramos o resultado do Instituto na Olimpíada Brasileira de Foguetes. Os nossos estudantes obtiveram o primeiro e segundo lugares e menção honrosa, sendo que o Iema foi vice-campeão dois anos seguidos e agora no terceiro ano de sua participação conquista a medalha de ouro. Parabenizo os nossos estudantes e professores pela conquista”, frisou.

Para a gestora geral da unidade plena de Axixá, Léa Cristina Paixão, as conquistas são resultado de um trabalho em conjunto. “Para nós é muito importante essa conquista, pois representa a soma de esforços em fazer uma educação significativa para a vida dos nossos alunos, bem como a dedicação dos agentes que formam a nossa unidade. Mas esse resultado só é possível pelo apoio e incentivo dado pelo governador Flávio Dino, pelo nosso reitor e pelos diretores. Todos estão focados em um só objetivo, fazer o Iema ser de fato uma escola de referência no nosso estado”, contou.

O professor de foguetes da unidade plena de Axixá, Walter Castro, destacou a importância da conquista. “Para nós é muito importante, pois a conquista envolve toda comunidade escolar, a nossa equipe, e os estudantes. Fizemos uma mostra de foguetes em Axixá, e conseguimos a vaga para a Olimpíada. Nós preparamos e tivemos um belíssimo resultado. Essa conquista fortalece os conteúdos que são dados em sala de aula, e envolve todas as disciplinas. Daqui para frente pretendemos levar o projeto do foguete para todas as unidades do Iema. Esse resultado coroa todo trabalho desenvolvido”, destacou.

Representando o Maranhão, estavam quatro equipes, sendo três do Iema, e uma do colégio Militar. Por terem atingido excelentes alcances nos lançamentos de foguetes na MOBFOG, os alunos foram convidados a participar da Jornada de Foguetes, que é uma competição nacional, onde participam as melhores equipes do Brasil.

Texto: Cíntia Lima