Iema de Bacabeira promove ação em prol do Outubro Rosa

6 de outubro de 2017

O mês de outubro é dedicado ao combate ao câncer de mama. A causa é conhecida internacionalmente como Outubro Rosa, a cor e o laço simbolizam mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nesta ação. No Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), unidade plena de Bacabeira, os estudantes estão envolvidos em uma ação que estimula esclarecimentos, debates e reflexões sobre o assunto.

O objetivo é alertar toda a comunidade escolar sobre os riscos e a prevenção do câncer de mama e de colo uterino. Na quinta-feira (5) os alunos fizeram uma prévia com stands contendo informações sobre o assunto. A partir da quinta-feira (12), os estudantes, em conjunto com a coordenação pedagógica, iniciarão os trabalhos oficialmente.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o evento serve para prática de atuação cidadã dos estudantes. “O Outubro Rosa mobiliza toda a sociedade brasileira para a prevenção do câncer de mama, que ainda é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil e no mundo. Queremos que nossos estudantes tenham atuação cidadã, este é um tema que motiva a cidadania em prol da saúde. Dessa forma eu considero a iniciativa muito importante”, afirmou o reitor.

Enfermeira do Iema e responsável pelo projeto na unidade de Bacabeira, Núbia Cruz conta como acontecerá o evento. “A ideia é trabalhar com stands na área de vivência todas as quintas-feiras que expliquem sobre a prática do autoexame das mamas para a prevenção do câncer de útero, e aos homens sobre a adesão ao preservativo”, ela ainda acrescenta que “a cada encontro eles se mostram mais interessados e curiosos em relação ao câncer principalmente as alunas. A pergunta mais frequente é se o câncer de mama pode acontecer na adolescência”, completou.

Os encontros permitirão a troca de informações entre os alunos sobre os determinantes do processo de cura do câncer de mama, os conscientizando da importância de hábitos saudáveis na prevenção de certos cânceres presentes na vida adulta. A ideia é formar alunos multiplicadores deste conhecimento.

Demais unidades

A unidade plena de São José de Ribamar terá no dia 21 de outubro uma ação voltada para as mulheres mãe de alunos e comunidade em geral. A programação contará com palestra sobre prevenção do câncer de mama, além disso a equipe da empresa Embeleze fará oficina de maquiagem, limpeza de pele, ginástica laboral, testes rápidos, orientações de métodos contraceptivos e vacinas. Na unidade de Axixá também vai ter programação em alusão à causa com palestras médicas, atendimento às mães, oficinas de lembrancinhas, informativos, etc.