Iema de Pedreiras realiza a I Mostra PraCine

5 de dezembro de 2017

Visando o fomento e a valorização da cultura maranhense, o Governo do Estado, através do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), realizará nesta terça-feira a I Mostra PraCine no Iema Pedreiras, durante todo o dia, das 9h às 21h, na unidade vocacional de Pedreiras.

O Projeto tem como objetivo principal a democratização da sétima arte através da exibição gratuita de filmes em espaços públicos. A programação contará com a I Mostra PraCine na UV Pedreiras terá exibição de filmes de ficção, animação, documentário, experimental, vídeo-dança ou arte de produção maranhense, para os alunos do Iema de Pedreiras, das demais escolas e comunidade em geral.

“A mostra é uma iniciativa importante, considerando a falta de cinemas em Pedreiras, é uma forma de contribuir para a democratização, dos direito de acesso a cultura”, ressaltou o reitor do Iema, Jhonatan Almada.

Segundo o gestor adjunto da unidade vocacional de Pedreiras, Joseilson Lima o projeto é de grande importância para o Instituto a participação dos alunos no evento. “É de grande relevância para o Iema participar da Mostra de cinema, fomenta cada vez mais este desejo junto aos alunos, junto aos nossos jovens. Momento de grandes oportunidades para a nossa juventude e crescimento na área cinematográfica, que agora no Governo de Flávio Dino tem sido evidenciado cada vez mais e para nós uma grande satisfação.”

A programação contará com a participação do cineasta Josh Baconi dará uma oficina aos alunos da unidade vocacional de Pedreiras. Segundo o professor que é o idealizador do projeto Thibério Bastos, as produções que serão exibidas foram escolhidas previamente e estudadas com a finalidade de despertar nos alunos e em todos os participantes da mostra o interesse pela produção e apreciação cinematográfica. “ Além da vasta programação, vai ser oferecida uma oficina acompanhada de uma conversa com os alunos de Pedreiras e Trizidela, conduzida pelo cineasta Josh Baconi. Será uma grande oportunidade dos alunos e toda sociedade de Pedreiras conhecer mais sobre as produções maranhenses e tomar como inspiração”, explicou.

Durante a manhã haverá exibição de animação para alunos da rede pública, durante a tarde a programação é voltada para os alunos do Iema e durante a noite todos os cidadãos do município de Pedreiras e adjacências podem participar. A aluna do curso de Inglês avançado , Cleyse Guimarães conta da sua ansiedade em relação a mostra de cinema, pois sempre teve interesse na área cinematográfica. “Estou feliz com a oportunidade que o Iema me ofereceu, eu achava que nunca ia ter acesso a este tipo de programação em nossa cidade. Acredito que vai acrescentar bastante em meus conhecimento, pois sempre pensei em trabalhar nesta área ”, disse.

Márcia Adriana dos Santos Rodrigues, aluna curso de inglês avançado afirma que é um momento ímpar para todos os jovens e adultos da região e elogia a iniciativa do Instituto. “Parabenizo o Governo do Maranhão por esta iniciativa, pois abre horizontes para os potenciais artistas que existem em nossa cidade , incentivando a valorização dos nossos artistas maranhenses. Estou empolgada, pois é algo novo, muitas pessoas querem ter acesso ao cinema, mas faltava oportunidade, agora temos de forma gratuita no Iema”, finaliza.

Veja algumas das exibições que serão apresentadas: A Pequena História de Ana Jansen, Beto Nicácio, 2016, Balaiada, Beto Nicácio, 2016, A Carruagem de Donana, Josh Baconi, 2013, A Lenda de Dom Sebastião, João Custodes, Muleque Té Doido, Erlanes Duarte, 2014 entre outros.