IEMA e Vale assinam termo de convênio para oferecimento de estágio a estudantes

14 de novembro de 2019

WhatsApp Image 2019-11-14 at 10.50.23Alunos no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) agora têm uma nova oportunidade de estágio. Desta vez, na Vale, mineradora que mantém no Maranhão um dos maiores complexos de logística do Brasil. O IEMA e a empresa assinaram termo de convênio nessa quarta-feira (13), o que possibilita que os estudantes participem de todos processos seletivos da mineradora.

Estiveram presentes à cerimônia, a gerente de Relações Governamentais da Vale, Vanessa Tavares, e a gerente de RH, Carmene Abreu, assim como o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, e Natália Cunha – Assessoria de Ensino Técnico do Instituto. O convênio vai vigorar por prazo indeterminado e contempla todas as unidades plenas do Instituto Estadual de Educação. Os alunos podem participar de todos os processos seletivos da Vale destinados a estágio. Mas, para isso, precisam estar regularmente matriculados e frequentando os cursos técnicos.

“Esta é mais uma ação estruturante da Vale no sentido de dar subsídios para o avanço na educação no Maranhão. O prédio onde funciona a unidade no IEMA na área Itaqui-Bacanga foi uma doação da Vale, que também equipou completamente o laboratório de robótica este ano e doou kits para as unidades do IEMA dos municípios de Bacabeira, Santa Inês, Pindaré-Mirim”, destacou Vanessa Tavares, gerente de Relações Governamentais da Vale.

Ao falar sobre a assinatura do termo, o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, reiterou que ao estabelecer a parceria com a Vale, permite que os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto complementem sua formação profissional com a experiência prática no mundo do trabalho e em uma multinacional mundialmente reconhecida e com forte atuação no Maranhão. “Para nós, consolida a parceria que já temos com a Vale e oportuniza aos nossos estudantes mais espaço de inserção profissional.”

No IEMA, a culminância do ensino médio ocorre por meio do estágio curricular e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que no Instituto significa a apresentação de um protótipo caracterizado por inovação e empreendedorismo. “Este ano, 815 alunos estão finalizando o estágio em mais de 200 empresas, e 68 estão concluindo o TCC. O convênio não gera uma obrigatoriedade por parte da empresa de receber nossos alunos, mas mostra que há um vínculo entre ela e o Instituto. E esta pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho desses jovens”, explica Celso Luís Rodrigues, coordenador do Núcleo Escola-Trabalho.

A expectativa do IEMA é de que, com a assinatura do convênio, a partir de 2020 os estudantes comecem a atuar na Vele.