IEMA firma parceria para qualificação de professores e estudantes durante pandemia

8 de maio de 2020

Com o objetivo de promover estudos, pesquisas e qualificação relativas às práticas em laboratórios, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) viabilizou, por meio de parceria com diversas empresas, vagas para treinamentos de professores e alunos interessados em conhecer e melhorar suas atividades nesses espaços.

Além de fomentar a produção de pesquisas, experiências e vivências em novas práticas, os treinamentos profissionais online apresentam os principais conjuntos de softwares de programação, testes automatizados e simulações de circuitos eletrônicos. Também servem para manter os professores trabalhando em rede, bem como proporcionar novos conhecimentos para educadores de outras áreas e alunos que simpatizem com os temas.

Para o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello, a ação é uma forma de continuar mantendo a excelência no ensino e aprendizagem. “Muitos alunos apostam todos os seus sonhos na educação. Por isso, o IEMA está oferecendo vários treinamentos em parcerias com empresas do setor privado. O IEMA está disponibilizando o uso gratuito de plataformas de última geração. No retorno às aulas, nossos professores estarão ainda mais preparados”, contou.

Com a parceira, empresas que fornecem softwares pagos resolveram liberar, de forma gratuita, seus recursos para a qualificação de professores e estudantes do IEMA. Na parceria com a empresa DidaTech, distribuidora autorizada da National Instruments, foram liberadas 5.000 licenças visando à formação em três softwares. Os treinamentos são direcionados para alunos e professores dos cursos de eletrotécnica, eletroeletrônica, eletromecânica, mecânica, robótica, física e química. Com a empresa Nova Didacta, foram disponibilizadas 14 licenças do aplicativo Automation Studio.

O coordenador de laboratórios do IEMA, Adryand Coelho, explicou que os softwares disponíveis ajudam muito no desenvolvimento das aulas laboratoriais. “Essas empresas parceiras forneceram alguns softwares que normalmente são pagos e resolveram liberar para treinamentos de pessoas. Logo, entraram em contato conosco e desenvolvemos algumas campanhas. Uma de nossas parceiras é uma empresa norte americana que selecionou o IEMA para futuros trabalhos, pois é pioneira em trabalhos com a NASA e vai atuar na Base de Alcântara. Nossos alunos tendo esta oportunidade de formação poderão ter perspectivas para trabalhar nestas unidades”, explicou.

As formações já estão disponíveis no endereço: https://learn.ni.com/training. Todos os treinamentos estão disponíveis até o dia 31 de maio de 2020, através de acesso online aos cursos virtuais em LabVIEW, Multisim, TestSand e Diadem, gratuitamente.