Iema inicia ano letivo em suas unidades plenas na próxima segunda-feira (11)

5 de fevereiro de 2019

Um diferencial no modelo pedagógico inovador do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é o primeiro dia letivo que, ao invés de aulas formais, tem o acolhimento como anfitrião. Na oportunidade, estudantes, professores, gestores, equipe escolar, pais e responsáveis dos alunos das treze unidades plenas do Instituto participam da ação.

A iniciativa tem como principal objetivo apresentar para toda a equipe escolar e aos pais e responsáveis a importância da integração entre todos os que fazem parte do processo ensino aprendizagem.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, o acolhimento é uma parte importante do modelo pedagógico do Instituto. “Tem como intuito envolver a comunidade escolar com o Instituto, comprometer essa comunidade com o nosso objetivo educacional e garantir que todos irmanem no sentido comum do projeto do IEMA, que é a garantia do aprender”, ressaltou.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa, Elinaldo Silva, o primeiro dia de aula é marcado pelo acolhimento dos estudantes, que é uma metodologia de êxito do nosso modelo institucional. “Uma novidade para este ano é que temos nesta primeira semana letiva a aula inaugural, que será dia 13 de fevereiro, que acontece através do projeto “Inspirar” e será ministrada por alguma pessoa da comunidade onde a escola está inserida, uma personalidade que inspire os nossos estudantes. Gostaria de parabenizar todos os estudantes e dizer que estamos ansiosos pelo início das aulas. Preparamos muitas novidades para o ano letivo de 2019. Desejamos que sejam todos bem-vindos e que seja um ano de muitas conquistas, muitas vitórias, e de muitos aprendizados”, contou.

Uma novidade para esse ano letivo é o tempo de aprendizagem mediada, que atende uma demanda dos clubes juvenis. No decorrer do dia letivo os alunos irão dispor de um tempo de aprendizagem mediada, um tempo que será dedicado para que os clubes possam se reunir e organizar suas atividades. Outra inovação para esse ano é a robótica aplicada ao currículo.

Preparação

Como preparação para a primeira semana letiva de 2019, o IEMA realizou na última sexta-feira (1º) a Formação em Acolhimento, que teve como público-alvo um professor multiplicador que replicará os aprendizados na sua unidade com os alunos protagonistas. “Após receber os conhecimentos durante a Formação, o professor multiplicador vai se reunir com os alunos protagonistas que conduzirão o acolhimento. Na semana seguinte os jovens protagonistas que realizarem o acolhimento ficarão responsáveis pela Semana de Protagonismo”, explicou a coordenadora de Modelo Pedagógico do IEMA, Mirla Santana.

Outra iniciativa de preparação que acontece ao longo desta semana entre os dias 4 e 8 de janeiro nas unidades plenas do IEMA é a “Semana Pedagógica” momento em a equipe da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Instituto reúnem toda equipe docente para garantir a apropriação do modelo institucional do IEMA, bem como a apresentação da nova diretriz operacional de 2019, além de planejar as ações que serão realizadas no decorrer do ano letivo.