Iema inicia Formação Inicial para novos gestores e professores

6 de fevereiro de 2018

FORMAÇÃO INICIAL (7)Com o objetivo de acolher o modelo pedagógico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a Diretoria de Ensino iniciou na manhã desta terça-feira (6), no Rio Poty Hotel, a Formação Inicial de Gestores e Professores para o ano letivo de 2018, e também da Rede de Biblioteca Bandeira Tribuzi.
O evento que continuará até dia 8 de fevereiro tem por objetivo apresentar o Instituto, as diretrizes pedagógicas e gerenciais implantadas no âmbito das unidades plenas do Iema. Na abertura, o reitor do Iema, Jhonatan Almada apresentou um balanço com os resultados alcançados em 2017 pela Instituição.
Além do reitor, estiveram presentes o secretário adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social, André Bello, o diretor de Ensino, Elinaldo Silva, o diretor de Pesquisa e Extensão, Dario Soares, o diretor de Planejamento e Administração, Emanuel Denner, professores e equipe de funcionários do Instituto.
Em sua apresentação, o reitor do Iema, Jhonatan Almada, afirmou que o Iema tem um modelo pedagógico diferenciado e a Formação Inicial está incluída neste modelo. “Fazer a Formação Inicial e Continuada para gestores e professores, onde são apresentados a nossa organização, estruturas e documentos fundamentais, é parte do nosso modelo e também das nossas expectativas. É um momento muito importante para que professores e gestores possam entender o sentido do Iema. Estamos formando meninos e meninas para o mercado de trabalho, queremos que tenham competência contando com ajuda de nossos professores e gestores que estão chegando”, afirmou o reitor.
Segundo o diretor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, esse momento é de grande importância. “Essa é nossa Formação Inicial 2018 para acolher os novos professores e gestores que ingressam esse ano. A programação será destinada exclusivamente para que eles possam conhecer o modelo pedagógico e de gestão do Instituto. É fundamental que eles conheçam e se apropriem da nossa inovação. Durante esse período eles vivenciarão principalmente a parte diferenciada do currículo, que é a marca da inovação do Iema”, contou o diretor enfatizando que no final do evento será feita uma avaliação, que ele garante que foi positiva nos outros dois anos passados.
No decorrer do evento, um grupo de jovens protagonistas farão relatos das experiências de práticas e vivências de protagonismo em suas unidades. A aluna do curso de Serviços Jurídicos da UP de Pindaré-Mirim, Ágata Alves, vai ser uma das palestrantes, ela explica sobre os principais pontos de sua apresentação. “Vamos mostrar nosso protagonismo juvenil dentro do Iema, as conquistas que tivemos dentro das nossas unidades e também daremos dicas de melhora da prática pedagógica. Acredito que os nossos relatos serão o primeiro passo para que eles se empenhem em sala de aula”, contou Ágata Alves.
FORMAÇÃO INICIAL (4)O novo professor da UP de Axixá, Jeceildo Gonçalves fala porque escolheu lecionar no Instituto. “A intenção de entrar para o Iema é porque terei o prazer de inovar com os alunos na área da pesquisa e extensão, visto que a Instituição preza por uma educação de tempo integral. E esta Formação Inicial está me possibilitando conhecer a estrutura do Iema, como funciona os projetos e a metodologia de trabalho”, afirmou.
Em paralelo a formação de professores, está acontecendo a Formação da Rede de Biblioteca Bandeira Tribuzi, cujo objetivo é apresentar aos novos bibliotecários do Iema as experiências implantadas na Rede, compartilhar temas pertinentes às atividades executadas, bem como estruturar as ações para as bibliotecas durante o período letivo.
Na programação dos dias seguintes estão previstas rodas de diálogos e discussões acerca do modelo pedagógico e de gestão adotado no Instituto, que tem como premissa formar jovens mais autônomos, solidários e competentes. A ação conta com a parceira do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE.