Iema lança Edital Nº 11 do programa “Pra Saber +” na unidade plena Itaqui-Bacanga

11 de junho de 2019

Pra Saber +1O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) realizou nesta segunda-feira (10), no auditório da unidade plena Itaqui-Bacanga, o lançamento do Edital Nº 11 do programa “Pra Saber +” – edição 2019 – que consiste em oferecer oportunidades de vivências de práticas profissionais como ato de extensão do aprendizado adquirido em sala de aula, além de proporcionar aos alunos momentos de contatos com empresas e profissionais que atuam nas mais diversas áreas correlacionadas com os cursos ofertados pelo Instituto. Para 2019, serão ofertadas 1.400 vagas de vivência profissional que comtemplará as 13 unidades plenas do Instituto.

As inscrições para o programa devem ser efetuadas no período de 10 a 17 de junho, na plataforma Ibutumy, e o resultado da seleção dos candidatos será divulgado na próxima quarta-feira (19) no site do Instituto (www.iema.ma.gov.br), cujo critério de seleção dos candidatos se dará mediante avaliação da média geral na base técnica do aluno.

“Estive na unidade Itaqui-Bacanga e acompanhei o lançamento descentralizado da terceira edição do programa de vivência profissional, mais de 1.400 vagas ofertadas em empresas e órgãos durante as férias. Nossos estudantes terão oportunidade de vivenciar o ambiente real de trabalho”, destacou o reitor do Iema, Jhonatan Almada.

Segundo Almada, o programa de vivência profissional foi criado no Iema com o objetivo de inserir os nossos estudantes nos ambientes de trabalho antes da consumação do estágio. “Eles farão visitas técnicas para conhecer e descobrir como o curso em que eles estão se relaciona com a prática cotidiana dessas empresas. Um programa inovador e de suma importância no que diz respeito a inserção do jovem no mercado de trabalho”, pontuou o magnífico reitor do Iema, Jhonatan Almada.

Segundo Celso Rodrigues, coordenador do Núcleo Escola-Trabalho, o programa de vivência profissional do Iema entra em estado de consolidação. “Em 2017 fizemos dez empresas, em 2018 fizemos 80, este ano nós estamos com 204 parcerias com empresas e instituições. Isso demonstra a credibilidade do programa e o quanto está crescendo. Percebemos que os alunos acreditam e estamos esperançosos que a adesão será muito boa. As expectativas são as melhores, pois existe um crescimento muito bom do programa, e esperamos cada vez mais desenvolver esse programa”, afirmou Celso.

Na última edição, o “Pra Saber +” oportunizou vivência profissional para mais de 450 jovens, das unidades de Axixá, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís e Timon, e contou com a parceria de mais de 70 empresas, dentre elas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Caema, Gaya Eventos, Fazenda São Miguel, Eletronorte, Incra, Vale e Mar Doce.