Iema lança edital para 4ª edição do Iema no Mundo

4 de novembro de 2019

FotointernaFluentes em outro idioma e com bagagem cultural mais rica. É assim que os alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) que participaram do programa de intercâmbio estudantil “Iema no Mundo” retornam de sua experiência no exterior.

Vinte e três estudantes já participaram das três últimas edições do programa de intercâmbio gratuito em países como a Alemanha, Argentina, Canadá, Estados Unidos e Dinamarca. Agora mais seis alunos do primeiro ano de dez unidades plenas do Iema poderão concorrer a uma vaga para estudar por seis meses na Argentina e Dinamarca.

O edital para a quarta edição do programa realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a empresa Via Mundo foi lançado hoje pela reitoria do Instituto. As inscrições começam nesta terça-feira (5) e podem ser feitas por meio do sistema acadêmico do Iema, o Ibutumy. Veja edital!

De acordo com o coordenador do programa, Alex Ribeiro, a seleção acontecerá em duas etapas: a primeira será a classificação por meio da nota (português e matemática) e frequência escolar no primeiro semestre do primeiro ano. A segunda etapa consiste na aplicação de prova escrita e oral na língua do país que o candidato escolher.

Para o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o programa foi institucionalizado com o objetivo de oportunizar a realização de parte do ensino médio no exterior a jovens de baixa renda. “Essa é uma oportunidade que sempre foi restrita àqueles que podiam pagar e hoje está presente em uma escola pública. Compreendemos que esse programa abre as janelas do mundo para que os nossos estudantes compreendam o seu lugar como cidadãos globais”, disse o reitor.